Governador Rui Costa e secretário Mauricio Barbosa lançaram a OV
da Redação , Salvador |
20/12/2018 às 17:31
Novas motos para Operação Verão
Foto: SSP
Mais de R$ 7,5 milhões em equipamentos de combate à violência foram entregues na manhã de hoje (20), durante o lançamento da Operação Verão, realizado pelo governador Rui Costa e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, no Jardim de Alah.
Na ocasião foram entregues à Polícia Militar 10 caminhonetes, 115 motocicletas e 10 quadriciclos. O Corpo de Bombeiros recebeu cinco jet skis, três veículos e 12 desencarceradores (equipamento utilizado para cortar grandes estruturas e livrar vítimas de acidentes).
Já a Polícia Civil, pela primeira vez na história da polícia baiana, fez a entrega de 100 pistolas . 40 da marca Glock, considerada uma das mais seguras do mundo. Também foram entregues 100 submetralhadoras, 40 capacetes balísticos e 8 escudos.
"Estamos trabalhando para que até o final de 2019, pelo menos 70% do efetivo policial trabalhe com este tipo de armamento, uma reivindicação antiga dos policiais", afirmou o governador.
Verão na Bahia
Mais de 24 mil postos de trabalho extras estão disponibilizados para o período entre 1 de dezembro e 24 de fevereiro. Ações preventivas nas áreas litorâneas, nos pontos turísticos, e em eventos de Salvador e outros 50 municípios e localidades estão garantidos.
" Este é um período de grande atenção em todo o estado, que demanda um esforço ainda maior das equipes. É uma responsabilidade muito grande, mas o povo baiano tem a certeza que conta com uma polícia capacitada e disposta a prestar o melhor serviço para os cidadãos", garantiu o titular da SSP.
Além do aumento no policiamento ordinário, unidades especializadas como o Batalhão Especializado de Polícia Turística da Bahia (Beptur) da Polícia Militar e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) da Polícia Civil também apresentam reforço de pessoal nos quase três meses de operação.
Efetivo
A Polícia Militar terá 23 mil plantões a mais nos serviços ordinário, extraordinário e de logística, com o objetivo de reforçar a ação nas orlas marítimas e fluviais, grutas e santuários. Em razão do fluxo turístico Salvador e outras cidades como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Lençóis e Mucugê, na Chapada Diamantina, recebem reforço.
A Polícia Civil também ampliará o efetivo nas delegacias territoriais da capital, RMS, especialmente em Vera Cruz e Madre de Deus, na Linha Verde, a exemplo de Praia do Forte. As tradicionais festas religiosas (Bonfim, Itapuã e Rio Vermelho) também contarão com estruturas de Polícia Judiciária.
O Corpo de Bombeiros Militar vai ter um reforço de 990 escalas extras em todo o estado nas atividades de guarda-vidas, mergulhadores, combate a incêndio, busca e salvamento e atendimentos pré-hospitalares. Também estarão atentos, durante os finais de semana, às praias.