A revista norte-americana Time divulgou em agosto deste anos sua lista anual dos 100 melhores lugares do mundo (World's Greatest Places). Analisando a lista em detalhes, destacamos um espaço pertinho do Brasil, logo ali no Equador. O Illa Experience Hotel em Quito abriu as portas em dezembro de 2017 e logo chamou a atenção dos turistas e dos meios de comunicação voltados ao turismo.
O hotel foi construído em uma mansão do início do século XX no bairro de San Marcos. Mesmo com toda a modernidade no interior dos quartos, o hotel preserva as características do Centro Histórico da capital equatoriana. Ele se integra à paisagem do centro da cidade, como relata seu co-proprietário Marcel Perkins em diversas entrevistas. Cercado pelos museus do Arquivo da Arquitetura Equatoriana, da Rua Junin, galerias de arte, cafés e restaurantes de renome como o La Quinta Paila del Diablo, famosa pelo Ossobuco de Quito.
A casa foi toda reformada após quatro anos de obras. O charme do hotel está no clima aconchegante de seus 10 quartos (apenas!), todos com suíte.
A decoração do hotel também é um capítulo a parte. Há tapetes tecidos à mão, móveis artesanais, lâmpadas decoradas dentro de porcelanam que tentam imitar o teto das igrejas de Quito com o uso de padrões geométricos.
Durante a estadia, visite o ateliê de um artesão local e observe-o esculpir brinquedos e outros objetos de madeira. Nos dias mais quentes, saboreie o clássico sorvete de Paila Quito, que é batido em uma tigela larga de cobre.
O Illa Experience é um hotel butique. É um hotel experiência, que recebe em sua maioria casais de meia idade dispostos a conhecer a arquitetura e arte da cidade.