Turismo

Carnaval 2018: A campeã Mocidade terá enredo sobre a Índia

É o Carnaval se aproximando
Nara Franco , Rio | 26/12/2017 às 16:21
Mocidade Independente de Padre Miguel
Foto:
Atual campeã do carnaval carioca ao lado da Portela, a Mocidade Independente de Padre Miguel homenageará a Índia no carnaval de 2018. O enredo "Namastê... A estrela que habita em mim saúda a que existe em você", quer levar à escola de Padre Miguel ao bi-campeonato.

Fundado em 10 de novembro de 1955, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel tem suas origens em um time de futebol, o Independente Futebol Clube. Em 1956 a nova agremiação desfilou apenas no bairro de Padre Miguel com o tema “Navio Negreiro”, inspirado no poema de Castro Alves. No ano seguinte, passou a integrar os desfiles oficiais, realizados na Praça Onze, desfilando o enredo “Baile das Rosas” e conquistando a quinta colocação. 

A escola é conhecida pela Bateria Nota 10. Na década de 60, sob o comando de Mestre André, a escola criou as famosas paradinhas da bateria, hoje feitas por todas as agremiações. O auge da escola, no entanto, se deu a partir da década de 80 quando Castor de Andrade, famoso bicheiro da Zona Oeste do Rio, apadrinhou a escola. 

Nessa época, a escola de Padre Miguel inovou ao criar o posto de Rainha da Bateria com Adele Fátima, em 1980. O cargo ganhou fama com Monique Evans a partir de 1984 e logo se espalhou pelas demais agremiações. Conta-se que em 1984, descontente com a Associação das Escolas de Samba, entidade que na época organizava os desfiles no Rio de Janeiro, Castor fundou a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) durante um cafezinho em sua casa em conjunto com Ailton Guimarães Jorge, presidente da Unidos de Vila Isabel. As dez escolas de samba do primeiro grupo uniram-se em torno da nova entidade que teve Castor de Andrade como presidente interino por dez meses.

E se você quer desfilar na Mocidade chegou a hora de escolher a fantasia e conhecer o enredo. No site da escola, as alas comerciais já disponibilizaram os desenhos das fantasias e contatos: http://www.mocidadeindependente.com.br/fantasias-2018. Em janeiro, os ensaios pegam fogo e no dia 6, às 22h30, na quadra da escola, em Padre Miguel, já tem samba correndo solto. 

A quadra fica na Avenida Brasil número 31.146. Saindo da Zona Sul, Copacabana por exemplo, o percurso leva em torno de 50 minutos. Mas se você estiver hospedado na Barra, pela Linha Amarela, chega-se a quadra em pouco mais de 20 minutos. 

Para ouvir o samba: http://www.mocidadeindependente.com.br/carnaval-2018/