Veja como chegar ao Mercado da Ribeira
Nara Franco , Rio |
14/09/2017 às 09:15
Mercado da Ribeira sempre com bom público
Foto:
Herdamos a tradição portuguesa de comer bem e de maneira farta. Uma visita a Lisboa ratifica a ideia de que uma boa comida é um dos melhores prazeres da vida. Ir ao Mercado da Ribeira, portanto, é item obrigatório para quem está planejando conhecer ou rever a capital portuguesa. Quem gosta de uma boa mesa não vai se arrepender.
Inaugurado em 2014, o local alia modernidade e tradição e é prato feito para apreciadores do melhor da gastronomia. O Mercado é para conhecer devagar e uma única visita não fará justiça ao que se pode comer e beber no lugar. Bebe-se e come-se muito bem a preços acessíveis. As opções são variadas: frutos do mar, embutidos, carnes, saladas, sushis, massas, vinhos de todos os tipos, espumantes e cerveja. E doces, é claro.
São 24 restaurantes, 8 bares, espaços comerciais e uma sala de espetáculos. O visitante anda entre eles e pode comer em mesas comunitárias espalhadas pelo lugar. O Mercado atrai muitos turistas, mas também é ponto de encontro dos moradores da cidade para o happy hour. Lá você pode experimentar o melhor hamburguer da cidade ou melhor bife. São chefs renomados ao lado de jovens cozinheiros que andam revolucionando a gastronomia lusa.
Há ainda vendedores de peixe, frutas, e outros itens da típica culinária portuguesa como sardinhas e azeites. Vá com fome e experimente de tudo um pouco. As porções são pequenas perto do que você verá em outros restaurantes de Lisboa, mas a ideia do mercado é a de um espaço de desgustação. Não há garçons: você caminha, aprecia, compra e degusta. A tarefa mais difícil é escolher.
O Mercado recuperou o bairro do Cais do Sodré, dando vida nova ao local, considerado à época decadente. Depois da inauguração do Mercado, o Cais passou a receber um fluxo constante de turistas e moradores, que usam o espaço para comer e paquerar. O prédio onde o Mercado está instalado data do fim dos anos 1800. Inicialmente era apenas um mercado de venda de verduras, frutas e flores. A partir do ano 2000, quando o Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, o MARL, foi inaugurado, o local perdeu importância e acabou abandonado. Em maio de 2014, porém, um projeto de revitalização transformou parte do espaço numa atração imperdível para quem está de passagem pela cidade.
Uma dica: evite os fins de semana e horário de almoço, quando o Mercado fica muito cheio. Opte por horários alternativos. Nem por isso você o encontrará vazio, pode apostar. O Mercado da Ribeiro fica na Avenida 24 de Julho e funciona de domingo a quarta das 10h a meia-noite e de quinta a sábadl das 10h a meia-noite. Como chegar: de metrô seguir até a estação Cais do Sodré. A pé desde a Praça do Comércio, Baixa ou Rossio.
--