Turismo

SEMANA SANTA em Serrinha tem procissão do Fogaréu e Bacalhau da Barão

Confira a programação da semana santa em Serrinha.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/03/2017 às 11:36
Bacalhau da Barão
Foto:
   Acontece em Serrinha o Bacalhau da Barão festejos que integram o calendário da Semana Santa da cidade cujo ponto alto é a Procissão do Fogaréu, na quinta-feira, 13, data também em que a Filarmônica 30 de Junho abre com concerto o Bacalhau da Barão, evento que se dará na Rua Barão de Cotegipe em área reservada para shows e brincadeiras infantis como o pau de sebo, a corrida de saco e outros. O bacalhau é servido na sexta-feira, a partir do meio dia.

   Também acontecerá no sábado a queima de Judas, o amigo de Jesus que a igreja católica aponta como sendo traidor de Cristo, e que se tornou uma espécie de algoz e é satirizado e queimado. Ano passado, o Bacalhau reverenciou, por brincadeira, uma judas, moradora do bairro, pessoa muito querida, a Eliúde. Neste 2017, ainda é uma surpresa o nome do homenageado.

   Serrinha tem uma longa tradição da Semana Santa e a Procissão do Fogaréu, uma das mais expressivas do Estado, vem sendo realizada desde 1930, quando foi criada pelo padre Carlos Ribeiro. Hoje, a procissão também incorpora personagens figurativos de Jesus Cristo e de soldados romanos, além de Maria Madalena e Herodes, e é encenada uma peça teatral no Morro da Santa (Senhora Sant'Anna).

   Na sexta-feira também acontece uma subida ao Morro onde há um cruzeiro e tem-se uma vista da cidade. Essa peregrinação é quase centenária e milhares de pessoas fazem essa trilha todos os anos. Na Basília da Catedral, na Praça Miguel Carneiro, a igreja católica promove as ações religosas, desde a procissão de Ramos até o domingo da Páscoa.