Bacalhau da Barão vai de 24 a 27 de março, em Serrinha
Tasso Franco , da redação em Salvador |
13/03/2016 às 18:44
Bacalhau da Barão é realizado pela sexta vez
Foto:
Durante a Semana Santa, em Serrinha, além da Procissão do Fogaréu - manifestação religiosa que acontece há mais de 80 anos - e da subida ao Morro para orar na Via Sacra e colocar ex-votos no cruzeiro, acontece pela sexta vez consecutiva o Bacalhau da Barão, um evento que começa na quinta-feira, 24, com apresentação da Filarmônica 30 de Junho e segue na sexta feira com uma corrida rústica entre a Bela Vista e a Barão, o Encontro dos Amigos de Serrinha - pessoas e familias que residem em Salvador e outras cidades - e o almoço com serviço do bacalhau.
No sábado de Aleluia, logo cedo rola o baba da Barão no Campo da Estação, um churrasco a partir do meio dia, e no final da tarde - reservado às crianças - corrida de saco, quebra pote e pau de sebo. À noite, leitura do testamento de Judas e a queima do boneco estilizado de Judas, o amigo mais fiel de Jesus e que o teria traído. No domingo, o pessoal da Ambarca promove uma confraternização.
Durante esses três dias acontecem shows e apresentações de artistas locais, cantorias, confraternizações. A festa tem os apoios da Itaipava e do Bahia Já. Trata-se de um evento aberto ao público e cada pessoa que deseja saborear o bacalhau - de ótima qualidade - paga um prêço módico. A cerveja também terá preço agradável ao paladar.
A festa ajuda a incrementar o turismo local durante os festejos da Semana Santa e passa por dificuldades - como todo país - neste ano de crise, mas, acontecerá com todo brilho. A expectativa é de que centenas de pessoas comparecerão. E se você é artista e quiser dar uma canja por lá apareça.