Agora você já pode conferir bem de perto algumas das principais espécies que habitam as matas do bioma Cerrado. Em 2016, o Museu de Ciências do Cerrado Nordestino, da UFOB, abre suas portas para visitação livre às sextas-feiras no período da tarde.
É uma boa oportunidade para a comunidade conhecer animais como lobo-guará, veado-virá, tamanduá-bandeira, macaco bugio, arara-canindé, além de dezenas de borboletas, sapos e aranhas que compõem o acervo de espécies empalhadas.
Os exemplares foram doados para a Universidade, após a morte, pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), universidades e também por zoológicos, criadores registrados e regularizados pelo órgão competente.
Reinaugurado em março de 2015, o Museu funciona no prédio da Biblioteca Central do campus Reitor Edgar Santos (Prainha), em Barreiras. Em seu primeiro ano já recebeu mais de 1500 visitas monitoradas. A entrada é gratuita e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].