Turismo

DICA TURÍSTICA DA SEMANA: Conhecer Assunção e o Gran Hotel Paraguay

O Garn Hotel Paraguay é um 4 estrelas
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/07/2015 às 14:15
O hotel mais charrmoso e ecológico de Assunção
Foto: BJÁ
   A dica turística da semana vai para o Gran Hotel Del Paraguay. É um quatro estrelas charmossísimo e que faz parte da história do país. Só por isso já vale hospedar-se neste local. Existem hotéis mais modernos de 5 estrelas em Assunção, pero, em glamour nada bate o Gran Hotel.

   Sua história começou em 1874 após o pós-guerra da Tríplice Aliança que os paraguaios chamam de a "Grande Guerra" quando Silvio Andreuzzi, membro de uma missão técnica italiana adquiriu o prédio que pertencera a família Egusquiza e a irlandesa Alicia Elisar Lynch (Madame Lynch), a qual veio ao Paraguai como companheira de Francisco Solano Lopes.

   O prédio adquirido por Andreuzzi abrigou também um teatro de verão onde companhias provindas da Itália atuavam. 

   Nasceu também nas dependências do hotel o primeiro clube de tênis do Paraguai chamado 'Asunción Laen Tennis Club" e, em 1884, também funcionava neste local o 'Hipódromo Paraguayo'. 

   A todo esse complexo - hotal, teatro, clube de tênis e hipódromo - Andreuzzi denominou "Recreo Cancha Sociedad" e o prédio onde fora a "Villa Egusquiza" o adaptou para uso hoteleiro nascendo o "Hotel Villa Egusquiza".

   Um dos primeiros imigrantes alemães chegados ao Paraguai, Guilhermo Weiler, fundador do Hotel del Lago, em San Bernardino, teve um dos seus filhos, Enrique Weiler, na função de gerente do "Hotel Vila Egusquiza" quando, em 1921, este comprou o estabelecimento hoteleiro e o denominou "Gran Hotel del Paraguay".

   O hotel é um charme. Conta com 60 habitações com ar condicionado, TV a cabo, acesso gratuito a internet (o melhor sinal de Assunção) e tem a diária de R$310,00 para casal (doble).

   O hotel está superconservado, os salões de jantar e eventos (Madame Lynch) são primorosos, com pinturas e detalhes neoclassicos nas paredes e teto, possui quadras de tênis, piscina e ostenta a arquiteura colonial do final de 1800 ainda intacta.

   Fica bem localizado - a meia distância do centro histórico e do Paseo das Carmelitas - e situa-se na Calle De La Residencia y Padre Pucheau. [email protected] (www.granhoteldelparaguay.com.py)