Fica localizada a apenas 8 km do centro de Lauro de Freitas e chega-se em Buraquinho entrando logo depois do acesso a Vilas do Atlântico pela Estrada do Coco
Tasso Franco , da redação em Salvador |
27/02/2015 às 16:45
Praia de Buraquinho onde as águas do Rio Joanes se encontra com o mar
Foto: BJÁ
A dica do BahiaJá para este final de semana é você ir conhecer a localidade e a praia de Buraquinho, em Lauro de Freitas, bom para morar e curtir. O curioso em Buraquinho - o bairro - é que ainda existem muitas chácaras e residências, hoje, a localidade está se verticalizando com inúmeros prédios, uma concentração típica de moradias da classe média alta.
Já as praias, tanto às margens do Rio Joanes como a do mar aberto, são frequentadas pela população classe média emergente C e as pessoas mais pobres que residem em Portão, Vida Nova e Itinga. É uma muvuca bem baiana.
Buraquinho é um local belíssimo. Cocentra a desembocadura de dois rios Sapato, que vem de Itapuã e corta Ipitanga e Vilas do Atlântico; e Joanes, que vem do Recôncavo com águas que se encontram com o mar aberto.
Quando a maré tá baixa as pessoas podem atravessar e se banhar no Joanes à vontade e a praia à sua margem é bem legal. Andando na direção Norte dá-se em Busca Vida, localidade onde estão as residências dos mais ricos e a praia é privê. Quando a maré tá alta nem é bom pensar em atravessar o Joanes. É muito perigoso.
Esse é um dos locais da prática do windsurf e há uma escola para quem quiser aprender essa prática esportiva. Em Buraquinho a infra-estrutura da praia é boa. Tem muitas barracas, uma feira onde se vende de um tudo - cangas, óleos, toalhas, etc - e locais para almoçar. A infra hoteleira em Buraquinho também é boa e tem pousadas e hotéis de ótima qualidade.
Há ainda uma colônia de pescadores comandada por Sêo Tourão onde se pode comprar vermelhos, arraias, pescada amarela, olhos de bois e outros a bons preços. Vão entre R$20,00 a R$26,00 o quilo. Pra quem mora na localidade os pescadores chegam cedo do mar com suas jangadas. Peixe fresco da hora.
Em Buraquinho tem um parquinho para crianças e uma pracinha feitas ainda pela prefeita Moema Gramacho. Há ainda o calçadão que se estende de Buraquinho até a o final de Linha de Vilas, 3 km, para quem gosta de fazer cooper.
Vale a pena conhecer Buraquinho. Não vou dizer qual a barraca que tem a melhor moqueca porque senão as outras freguesas vão ficar chateadas comigo. Os preços em Buraquinho são mais baratos do que em Vilas do Atlântico.
Este é praticamente o último final de semana do verão, mas, a praia de Buraquinho tem boa frequência em todo ano.
Detalhe: para quem tem recursos e deseja investir em imóveis - flats, etc - Buraquinho é uma ótima pedida. (TF)