VIDE
Secom , Salvador |
01/02/2015 às 20:05
Aeroporto de Feira
Foto: BN
Os moradores de Feira de Santana e região terão, a partir desta segunda-feira (2), mais de 50 opções de conexão para o Brasil e também para os Estados Unidos com o novo voo que começa a operar da cidade baiana para Campinas, em São Paulo. O voo inaugural sai do Aeroporto de Viracopos às 12h16 (horário de Brasília) para o Terminal João Durval Carneiro, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, representantes da companhia aérea e um grupo de empresários.
Com o objetivo de promover a expansão da aviação regional da Bahia, o Governo do Estado adotou uma política de incentivos. As empresas aéreas que alcançam dez ou mais municípios no estado têm direito à alíquota do ICMS mais baixa, de 7%. As demais alíquotas seguem um gradiente de acordo com o número de municípios atendidos: a alíquota fica em 10% para empresas que chegam a oito ou nove municípios; em 12%, para as que alcançarem sete; e, para as que alcançarem seis municípios, a alíquota fica em 14%.
Graças ao incentivo do Governo do Estado e aos investimentos em reformas e reaparelhamento, os terminais aeroportuários de Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Valença apresentaram um aumento no número de usuários, desde que entraram em operação comercial, a partir de agosto de 2014.
Nós temos 20 projetos de aeroportos regionais que iremos implantar em parceria com o governo federal. Ao longo desses quatro anos, esta será uma das minhas prioridades. Esses aeroportos permitem a instalação de grandes empreendimentos no interior do estado, diz Rui Costa.
Frequência de voos - Com embarques de segunda a sexta-feira, a população do segundo município mais populoso do estado será beneficiada com tarifas mais competitivas do que saindo de Salvador, além de poupar tempo com o deslocamento de 116 quilômetros entre Feira e a capital baiana. O trajeto de aproximadamente 1,5 mil quilômetros será percorrido em pouco mais de duas horas.
Entrevista coletiva - Em Feira de Santana, após a chegada do voo de Campinas, previsto para posar na cidade baiana às 13h30 (horário local), o governador Rui Costa concede entrevista coletiva à imprensa no aeroporto João Durval Carneiro.