vide
Secom , Ilhéus |
06/11/2014 às 15:14
Obelisco de Ilhéus
Foto: Roberto Santos
Um dos monumentos históricos importantes da cidade de Ilhéus, o Obelisco ao Dois de Julho, localizado na avenida que leva o mesmo nome e que se encontrava abandonado há muitos anos, foi recuperado pela prefeitura local. A atual
administração do município também está realizando obras de recuperação de outros imóveis históricos e culturais, como o antigo prédio General Osório e o Teatro Municipal.
Inaugurado em 1926, na administração do então prefeito Mário Pessoa, o obelisco foi construído em homenagem aos heróis da Independência da Bahia, um dos mais marcantes fatos históricos do Estado. O monumento chama a atenção de pessoas interessadas em registros de fatos passados e em história regional.
A obra de recuperação, realizada através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), sempre foi reivindicada pela diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus. O prefeito Jabes Ribeiro afirma que
é um compromisso de seu governo a preservação dos monumentos arquitetônicos, não só pelo valor histórico e cultural, mas também pela importância que esses atrativos oferecem no âmbito do turismo.
O diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Ilhéus, Manuel Carlos Amorim, costuma se referir à construção do obelisco como “um monumento quadrangular, agulheado, feito originalmente de uma só pedra sobre um pedestal” e lembra as placas que existiam em suas laterais com os nomes Joana Angélica, Ana Nery e Borges de Barros, entre outros que lutaram pela Independência da Bahia.