Festa interessante em Itaberaba, na Chapada Diamantina
Ascom PMI , Itaberaba |
06/08/2014 às 18:05
Cortejo seguiu pelas ruas de Itaberaba até o Monte Bom Jesus
Foto: PMI
Dezenas de pessoas participaram do Cortejo das Baianas, que foi realizado nesta quarta-feira (6) em Itaberaba. Para abrilhantar o tradicional evento – que faz parte do roteiro cultural e turístico do município – cerca de 20 jovens integrantes da Escola Banda do Olodum, de Salvador, mostraram suas habilidades, dando mais emoção ao cortejo.
O cortejo saiu às 9 horas da Praça da Igreja do Rosário, percorreu diversas ruas do centro comercial da cidade e se dirigiu até o Monte Bom Jesus – tradicional ponto artístico, cultural e turismo de Itaberaba -, onde aconteceu o encerramento do evento em homenagem ao dia de Nosso Senhor Bom Jesus.
A tradicional festa contou com a participação do Prefeito João Filho, da Secretária de Governo Margilza Mascarenhas, diversos secretários municipais e vereadores, além de políticos e a expressiva participação dos moradores de Itaberaba. “A festa é um sucesso e continuará tendo nosso apoio para crescer e envolver a comunidade a cada ano”, comemorou o prefeito João Filho.
Uma das mais fortes entusiastas do Cortejo das Baianas, a Secretária Marigilza Mascarenhas também elogia o evento. “É uma das mais tradicionais festas de nosso município, que resgata uma importante tradição cultural e serve também para despertar nas pessoas o respeito pelas diversas religiões, contribuindo para diminuir a intolerância religiosa”, diz Marigilza.
A novidade deste ano foi a participação de jovens integrantes da Banda do Olodum. “Essa ação de trazer o Olodum para o Cortejo das Baianas visa despertar na população de Itaberaba a importância do papel da miscigenação na Cultura. É preciso conviver com as diversas manifestações religiosas, que fazem parte da história e cultura do nosso país”, defende Mona Clara Mendes Mascarenhas, Secretária Municipal de Cultura.