vide
Dimus , Salvador |
17/05/2014 às 20:03
Dia 18 a partir das 17h
Foto: DIV
Para encerrar as comemorações da 12ª Semana dos Museus, a diretora do Museu de Arte da Bahia, museóloga Sylvia Athayde, coordenará neste domingo (18), às 17h, uma visita guiada a exposição, sobre a sua curadoria, “Salvador da Bahia de Todos os Santos no Século XIX”, do arquiteto e artista plástico Diógenes Rebouças. A iniciativa faz parte das comemorações do centenário de nascimento do Professor Diógenes, celebrado com várias atividades durante o ano de 2014.
Durante a visita, o público terá oportunidade de conhecer 68 telas do artista que registra a iconografia da cidade do Salvador no século XIX, evidenciando os trechos mais importantes e expressivos, com suas ruas, praças, casarões, igrejas e paisagens, e o perfil da cidade, vista da Baía de Todos os Santos. Além destas foram selecionadas, entre colecionadores baianos, obras que participaram de Salões de Arte, como também as de cunho modernista, fazendo um contraponto com a pintura documental/acadêmica. As obras expostas fazem parte da coleção da Organização Odebrecht, em comodato ao Mosteiro de São Bento.
Diógenes Rebouças nasceu em 7 de maio de 1914 no distrito de Tartaruga, município de Amargosa-BA, e faleceu na cidade do Salvador em 6 de novembro de 1994, aos 80 anos de idade. Foi professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA por mais de três décadas, até meados dos anos 1980. Como arquiteto, integrou a equipe do Escritório de Planejamento Urbano da Cidade de Salvador (EPUCS), criado pelo eng. Mário Leal Ferreira. Em 1954 foi o primeiro presidente do Departamento da Bahia do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA). Seu nome tem grande importância na história da arquitetura e urbanismo modernos da Bahia.
A mostra é promovida pela Organização Odebrecht, em parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura. As obras podem ser vistas até o final do mês de junho.
SERVIÇO
18 de maio, às 17h
Visita guiada a exposição “Salvador da Bahia de Todos os Santos no Século XIX”
Curadora: Sylvia Athayde