Local de farra, passeio, música, compras, muito divertido e romântico
Tasso Franco , México |
30/04/2014 às 12:43
Os canais de águas escuras de Xochimilco se assemelham a Veneza italiana
Foto: BJÁ
Xochimilco é considerada a "Veneza Mexicana". Trata-se de um bairro da zona Sul da Cidade do México rodeado de canais de água escura não poluida, tudo o que sobrou das extensas chiampas e do antigo lago Xochimilco, devorado com a expansão urbana. Numa cidade com mais de 20 milhões de habitantes um palmo de terra vale ouro.
O local, hoje, é uma das atrações turísticas da cidade do México e milhares de turistas e familias locais vão passear, comemorar aniversário, promover cerimônias de casamento e assim por diante. Não chega a ser tão romântico (nem tão bonito e majestoso) como a Veneza italiana com suas gôndolas e os músicos do seu cancioneiro, mas, se assemelha e é uma boa pedida.
Cada trajinera (barco) conduz dez pessoas e suas mesas podem ser decoradas com flores e abastecidas com refeições e bebidas ou podem ser alugados e abastecidos com bebidas opcionais. Paga-se o que se consome e o passeio dura em torno de 1 hora. Há uma infinidade de barcos menores onde estão conjuntos mariachis, que podem ser contratados na hora a 100 pesos (R$15,00) por duas músicas, vendedores de comidas e artesanato.
É uma festa. Os barcos se chocam levemente uns nos outros, baila-se, canta-se, namora-se numa farra divertida. Todos os barcos têm nomes de mulhres e são coloridos e enfeitados. Se um cliente quiser um barco com flores é atendido. Se quiser um barco com panos coloridos mexicanos é só pedir.
HISTÓRIA
Xochimilco é uma das 16 delegações do Distrito Federal mexicano. Localiza-se a sul da Cidade do México. Faz fronteira a norte com Coyoacán, Tlalpan e Iztapalapa; a oeste com Tláhuac; e a sudoeste com Milpa Alta. Cobre uma área de 122 km²; é o terceiro maior distrito.
Xochimilco mantém as suas antigas tradições. Filmes como María Candelaria (1940) deram uma reputação romântica à área, onde todos os habitantes viajam em coloridas trajineras (barcos de Xochimilco) entre chinampas cobertas de flores.
Actualmente, a agricultura é uma actividade importante, mas menor. A Chinampería (actividades relacionadas com as chinampas) foi declarada Património Mundial da Unesco em 1987.
Em um dos canais foram disputadas as competições de canoagem e remo nos Jogos Olímpicos da Cidade do México de 1968.