Turismo

INAUGURADA primeira fase do calçadão da Barra novo "point" turístico

vide
Agecom ,  Salvador | 22/02/2014 às 09:58
Uma obra que vai revitalizar a Barra e ainda falta sua segunda etapa
Foto: BJÁ
O prefeito ACM Neto abriu na noite de sexta-feira (21) o trecho de 600 metros entre o Barra Center e o Farol da Barra para o Carnaval. Com o canteiro de obras desmontado, o local está totalmente preparado para receber os foliões e trios elétricos nos dias da festa. Na quinta-feira após o Carnaval, as obras serão retomadas com os trabalhos de paisagismo, instalação do mobiliário urbano e da iluminação definitiva em LED, além de ajustes no acabamento. Neto percorreu o trecho liberado, acompanhado de bandas do sopro e autoridades.

Entre as obras de requalificação realizadas no local estão o cabeamento subterrâneo das redes de água e esgoto, luz e gás, colocação do piso compartilhado, escadarias e rampas de acesso à praia e novas balaustradas. As obras são executadas pela Construtora Odebrecht, vencedora da licitação para elaboração do projeto básico e executivo, com investimento total de R$57.705.106,00. Metade dos recursos é investimento próprio da Prefeitura. O trecho entre o Barra Center e o Farol da Barra compreende a primeira etapa do projeto. A segunda etapa se estende até o Porto. 

O chefe da Casa Civil, Albérico Mascarenhas, afirmou que, com a conclusão da primeira fase, faltarão apenas alguns detalhes. “A iluminação ainda será trocada, que será em LED, e será instalado o mobiliário urbano com paisagismo, tornando o ambiente mais aprazível. O trecho vai continuar aberto à população mesmo após o Carnaval”, destacou. Mascarenhas explicou ainda que não haverá qualquer problema com a passagem dos trios. “Durante a obra, passavam aqui diariamente betoneiras com 60 toneladas em cima do piso. Um trio tem até 60 toneladas em três eixos, ou seja, o peso é melhor distribuído. Não há risco de qualquer dano”, acrescentou.

O prefeito afirmou que assim que terminar o Carnaval as obras serão retomadas e a estimativa é que seja totalmente entregue até junho. “Não é inauguração. É apenas uma primeira mostra porque a obra só estará pronta de fato em junho. Eu não tenho dúvida que esse será um Carnaval diferente, especial. A Barra começa a vestir uma nova roupa, mais bonita, a roupa que queremos para toda a orla de Salvador. Logo depois do Carnaval, na quinta-feira, vamos retomar as obras, fazendo a complementação até o Porto da Barra e fazendo as ruas internas (Barão de Sergy, Barão de Itapuã, Marques de Leão e Afonso Celso)”.

Habeas Copos - O fundador do Habeas Copus, Sérgio Bezerra, tradicional carnavalesco e morador da Barra, comemorou a abertura do trecho, destacando que as obras dão novos ares ao local. "Nos meus 64 anos de Barra, pela primeira vez estamos vendo uma administração que não ficou no discurso. A Prefeitura está realizando uma obra da maior importância. A Barra não poderia ficar da forma como estava, como o restante da cidade não poderia ficar. Essa é só a primeira fase e já estamos plenamente satisfeitos", pontuou.