Participantes contarão com uma estrutura de apoio que disponibilizará serviços variados como aferição de pressão, medição de glicemia, colesterol e distribuição de preservativos e panfletos educativos
Secom , Ilhéus |
21/12/2013 às 13:35
A cidade de Ilhéus com a catedral de São Jorge
Foto: Roberto Santos
Ilheenses e turistas terão a oportunidade de conferir nesta temporada de verão um evento de lazer e esporte, que acontecerá nas manhãs de domingo, sempre das 6 às 10 horas. Promovido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), o Projeto Domingo na Avenida acontecerá em uma das pistas da Soares Lopes (que, durante a iniciativa, será interditada). A primeira edição do projeto, que objetiva estimular a prática esportiva, será aberta neste domingo, 22 de dezembro, quando o verão tem seu início oficial.
De acordo com o secretário de Relações Institucionais, Jaílson Nascimento, além do estímulo às práticas esportivas, os participantes também contarão, ao longo do projeto, com uma estrutura de apoio, que disponibilizará serviços variados como aferição de pressão, medição de glicemia, colesterol e distribuição de preservativos e panfletos educativos, entre vários outros.
O secretário adianta que diversos segmentos da sociedade ilheense serão convidados para participar da iniciativa, a exemplo das academias da cidade, o que vai ser realizado de acordo com as demandas do evento. “A ideia é que, a cada domingo, uma das academias fique encarregada de coordenar as atividades físicas. Como contrapartida, elas poderão anunciar suas localizações e formas de funcionamento”, explica.
Segundo Nascimento, além da Secretaria Municipal de Saúde, também serão convidados hospitais, clínicas e estabelecimentos ligados ao setor. “Por último, também deverão estar presentes fábricas de polpas de fruta e empresas da área de alimentos, que terão a oportunidade de expor seus produtos através da degustação”, completa Nascimento.
Importância - Na visão do secretário Jaílson Nascimento, por meio de palestras educativas e do estímulo às práticas de esporte, também se pretende com a ação, chamar a atenção da população para a importância das atividades preventivas de problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares, depressão, diabetes, hipertensão, obesidade, diversos problemas de articulação, osteoporose, várias formas de câncer (mama, útero e próstata), as enfermidades ligadas ao trabalho e as doenças sexualmente transmissíveis (DST-AIDS).