vide
Agecom , Salvador |
02/12/2013 às 11:32
Lúcio Vieira Lima, aluna, ACM Neto e Fábio Mota
Foto: Max Haack
Cerca de 490 a 500 alunos receberam, nesta sexta-feira (29), os certificados dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec-Copa). A cerimônia foi realizada no Instituto Federal da Bahia (Ifba), no Barbalho, e reuniu também autoridades e representantes de entidades parceiras da iniciativa.
Um dos participantes do curso de Garçon, Jailson Santos, de 25 anos, conta que já trabalhava na área como autônomo, mas que decidiu fazer o curso para aperfeiçoamento na função. “Foi bem fácil. Consegui fazer a inscrição pela internet, fui chamado e passei a frequentar as aulas”, conta. Após três meses, o resultado e um sorriso estampado no rosto: pela primeira vez atuava como garçom após a qualificação, como contratado do Serviço Nacional do Comércio (Senac-BA).
Presente no evento, o secretário Nacional de Turismo, Fábio Mota, ressaltou a parceria entre a Prefeitura e o Ministério do Turismo para qualificação profissional de mão-de-obra, assim como a realização das melhorias na infraestrutura turística, a exemplo das obras de requalificação da Orla, da Praça Cayru (no Comércio) e o Mercado de Itapuã.
“Este ano, assinamos um convênio em que a Prefeitura foi credenciada como demandante do Ministério do Turismo. Hoje, estamos vendo o início desse resultado, com a formatura desses alunos e com as intervenções em infraestrutura. Parabenizo a administração municipal pela celeridade nas ações e vamos continuar fazendo muito mais no próximo ano, aproveitando a importância do legado que a Copa pode trazer para o turismo na cidade”, completou Mota.
Ao lado do pró-reitor do Ifba, Carlos Bruni, a superintendente de Educação Profissional do Senac-BA, Liane Brandão, salientou que a cidade passa a ganhar mais profissionais competentes e seguros, e demonstrou felicidade com a parceria para realização dos cursos. “Chamo a atenção de todos que procurem o banco de oportunidades, pois essa é a oportunidade de todos”, destacou.
O investimento no setor de turismo e serviços é a saída apontada pelo prefeito ACM Neto, para que Salvador consiga sair da posição de capital brasileira com o maior número de desempregados. “Por isso, criamos o Centro do Empreendedor Municipal (CEM), que funcionará no JJ Center, na Baixa dos Sapateiros, e que servirá como formação empreendedora e de formalização do comércio. Cada um dos alunos formados pelo Pronatec Copa, por exemplo, já saem membros do CEM, com cartão contendo nome e número de identificação para participar dessa iniciativa”, explicou. Ele também anunciou que, para o próximo ano, serão oferecidas mais 2,8 mil vagas pelo Pronatec Copa.
Números - Dados do Ministério do Turismo (Mtur) revelaram que Salvador é a primeira colocada entre as cidades-sede do Norte/Nordeste em alunos matriculados Pronatec- Copa. No total, 1,2 mil alunos estão em cursos profissionalizantes nas áreas de organizador de eventos, recepcionistas, camareiras de meio de hospedagem e garçom oferecidos por intermédio da Sedes. No ranking nacional, Salvador só perde para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.