Com CCB precisando de uma ampla reforma, a Bahia perde eventos para outros estados
TF e Bahiatursa , da redação em Salvador |
19/11/2013 às 17:40
CCB precisa de muitos investimentos
Foto: Curto Salvador
Sobre o fiasco no último final de semana no CCB, com várias deficiências durante Congresso de Ginecologis e 6.000 participantes, com apenas uma escada rolante funcionando, ar condicionado modelo estufa, falta d'água e outras coisitas más, a direção do equipamento enviou a seguinte nota:
A Coordenação do Centro de Convenções da Bahia informa que já foi regularizado o abastecimento de água no 3º e 4º pisos, que passou por uma pane durante o último final de semana. Com os reparos, o equipamento está em pleno funcionamento e já abriga, a partir desta quarta-feira (20), o Simpósio de Anemia Falciforme, que contará com cerca de mil participantes por dia.
O coordenador do Centro de Convenções, Luiz Nolasco, destaca que o local passa por obras de recuperação que contemplam os muros no perímetro do equipamento, a lavagem das lonas e recuperação dos cabos de tensionamento, recuperação de gradis, portões, guarda-corpos e mastros e a reforma total da Coordenação Financeira (Cofin).
Observa que, somando-se os valores aplicados nas obras em andamento com os recursos disponíveis para os serviços previstos o investimento alcança os R$ 10 milhões, com recursos próprios da Bahiatursa que serão disponibilizados à SUCAB, órgão autorizado a realizar intervenções nos prédios públicos.
De acordo com Nolasco, serão investidos recursos nas obras de recuperação das estruturas metálicas e de concreto. Os serviços serão realizados pela Sucab, que está em processo de viabilizar um contrato emergencial.
Outra intervenção a cargo da SUCAB é a recuperação das torres das escadas de emergência do prédio principal. Os serviços, que já foram licitados, incluem também a recuperação das áreas administrativas da Bahiatursa.
O Pavilhão de Feiras receberá nova cobertura. Neste sentido, a Bahiatursa elaborou o projeto estrutural e aguarda que a Sucab realize a licitação dos projetos complementares – elétrico, drenagem, prevenção e combate a incêndio, além de conforto térmico e acústico para implantação de sistema de ar-condicionado.
As áreas verdes do CCB também são um ponto de atenção nos serviços de requalificação do equipamento. Para esta finalidade, já foi orçado com a Sucab um projeto para requalificação do paisagismo das áreas verdes do CCB, cuja execução ficará a cargo de empresa com contrato potencial para manutenção de áreas verdes.
Os serviços de manutenção do Centro de Convenções da Bahia também contam com o reforço de recursos federais. Foram captados junto à Caixa Econômica Federal recursos para a climatização do terceiro piso e do hall do segundo piso do CCB. As obras serão executadas pela Sucab e aguardam apenas a tramitação com a Caixa para que a licitação seja liberada.