Turismo

BRASIL RIDE: 400 ciclistas estão nas trilhas da Chapada Diamantina

Começou domingo último
Tasso Franco , da redação em Salvador | 21/10/2013 às 19:33
Ciclistas contemplam a paisagem da chapada
Foto: Tadeu Paz
A quarta edição da Brasil Ride - principal Ultramaratona de Mountain Bike das Américas - começou neste domingo, 20, na cidade de Mucugê, uma das cidades mais charmosas da região da Chapada Diamantina. Participam da prova cerca de 400 ciclistas nacionais e internacionais, percorrendo durante sete dias, 564 quilômetros nas trilhas da Chapada Diamantina, entre as cidades de Mucugê e Rio de Contas, passando por 14 municípios da região.

A prova internacional conta com o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Sudesb e da Secretaria de Turismo e Bahiatursa que, juntas, vão investir R$350 mil e do Ministério do Esporte que oferece R$700 mil.

Presente à abertura do evento, a chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana, afirmou que a Chapada Diamantina tem tudo para ser referência neste segmento de modalidade esportiva. “O local oferece as trilhas naturais e a beleza das cidades e lugarejos por onde a prova acontece, além de fortalecer e movimentar a economia local”, destaca.

Para o diretor de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo, Weslen Moreira, a repercussão do evento é bastante positiva. “O Brasil Ride mostra que a Bahia não é só o litoral, e que podemos oferecer, aqui na Chapada Diamantina, o turismo de aventura e com a qualidade dos serviços oferecidos na região”, pontua.

Participantes – Nesta edição, a Brasil Ride conta com a participação de campeões mundiais e olímpicos, profissionais e até amadores que admiram o esporte. Entre os atletas participantes da edição 2013 estão o bicampeão mundial de Maratona de Mountain Bike (MTB) e tricampeão da Cape Epic, o suíço Christoph Sauser, a campeã mundial de 24 horas MTB, Rebecca Rusch, conhecida como “rainha da dor”, e o primeiro campeão olímpico da categoria, o holandês Bart Brentjens, que se tornou o embaixador da prova no ano passado.

Participam, também, o Top 20 União Internacional de Ciclismo - UCI, o japonês Kohei Yamamoto, os campeões do Brasil Ride 2012 Luís Leão Pinto e Tiago Ferreira e o campeão holandês Hans Becking, dentre outros nomes do cenário mundial. A competição conta com atletas de 20 países e 24 diferentes estados brasileiros, com a presença de oito campeões mundiais e um campeão olímpico.

Para o fundador da Brasil Ride, Mário Roma, a qualidade da competição contribui para a valorização do esporte no país. “A prova contempla um projeto de apoio ao desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro, além de garantir uma condição perfeita para os atletas amadores desfrutarem melhor experiência com o esporte. E, naturalmente, estamos promovendo os Jogos Olímpicos Rio 2016 trazendo atletas do mundo todo com nível olímpico”, afirma Roma.