Festa é muito visitada por turistas
Ascom , da redação em Salvador |
12/08/2013 às 10:31
Lavagem da Igreja em Maragogipe
Foto: DIV
Fé, devoção e caridade são os sentimentos que movem a comunidade católica de Maragojipe em um dos momentos mais tradicionais da festa em louvor a São Bartolomeu, padroeiro da cidade: a lavagem da Igreja Matriz.
O ritual centenário acontece no interior do templo, quando os devotos retiram os assentos e lavam a Igreja, o que representa caridade ao santo padroeiro.
Para o coordenador da comissão de festas da Paróquia de São Bartolomeu, Luiz Carlos da Conceição, o mártir é a maior base de fé dos maragojipanos. "Esse momento inicia a festa religiosa, temos zelo e carinho pelo templo de São Bartolomeu, que foi um dos apóstolos de Cristo", disse o coordenador, sobre o ritual que prepara a Igreja para o novenário, que começa no próximo dia 16.
A presença de muitas crianças é marca característica da celebração. Os amigos Anderson dos Santos Contreiras, 12 e Davi Dias Oliveira, 13, contam que começaram a participar da lavagem da Igreja Matriz desde os 4 anos. "Minha avó que me trouxe pela primeira vez, tenho muita fé e é um momento de caridade a São Bartolomeu", disse Davi, devoto do santo.
Já a veterana Maria Antonia Neri, 63, que há 20 anos participa da lavagem, reza para que a tradição não se perca. "Gosto muito de participar desse momento de fé", afirmou a católica.
Para o pároco Reginaldo Almeida Moraes, o novenário de São Bartolomeu une toda a comumidade católica de Maragojipe. "São Bartolomeu deixa uma mensagem de dedicação. É um exemplo de fé", pregou o religioso.