Veja esquema montado pela SSP
Tasso Franco , da redação em Salvador |
11/06/2013 às 18:08
Secretário Maurício Barbosa, da SSP/BA
Foto: Raul Golinelli
Mais de quatro mil profissionais da Segurança Pública e Defesa Civil serão empregados na Copa das Confederações, distribuídos em pontos estratégicos, como no entorno da Arena, aeroporto, rodoviária, rodovias estaduais e federais, portos, zona hoteleira (inclusive nos hotéis, onde estarão alojadas as delegações), em escoltas, pontos turísticos e nos locais das competições.
Com o investimento de R$ 95 milhões (recursos dos governos federal e estadual) e aproximadamente dois anos de preparação, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, apresentou nesta terça-feira (11) o esquema montado para a proteção de baianos e turistas que vão prestigiar as partidas na Arena Fonte Nova. O policiamento na Copa das Confederações funcionará como um teste para o Mundial de 2014.
Todos os acontecimentos que ocorrerem num raio de dois quilômetros da arena serão monitorados por câmeras de segurança, adquiridas especialmente para o evento, representando um investimento em torno de R$ 15 milhões. Distribuídas em pontos estratégicos nas proximidades do Complexo Cultural e Esportivo Octávio Mangabeira e em locais de exibição pública dos jogos, as câmeras permanecerão espalhadas pela cidade após o evento esportivo, ajudando a polícia na elucidação de crimes cometidos nas ruas.
Das forças de segurança pública, 2.305 são policiais militares, 695 bombeiros militares, 250 integrantes da Polícia Civil e 60 do Departamento da Polícia Técnica. O policiamento ostensivo nos demais pontos da cidade será mantido. A Bahia está pronta para receber o evento esportivo. No planejamento realizado para a Copa das Confederações adaptamos a expertise dos nossos policiais ao protocolo da Fifa, explicou Barbosa, ao lado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, do delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e do diretor do Departamento de Polícia Técnica, Elson Neves, presentes à apresentação do plano de segurança para o evento, realizada no auditório da SSP, no CAB.