Turismo

DICA TURÍSTICA DA SEMANA: Lagos e cânions do Rio São Francisco

Conheça as belezas naturais da região Norte do Estado da Bahia
Tasso Franco , da redação em Salvador | 04/05/2013 às 10:55
Lago do Rio São Francisco, em Paulo Afonso, próprio para lazer
Foto: BA
   A dica turística do final de semana vai para os lagos e cânions do Rio São Francisco roteiro do ecoturismo e aventura que se situa no Norte da Bahia, municípios de Paulo Afonso, Abaré, Glória, Rodelas e Santa Brígida.

   A "capital" dessa região é Paulo Afonso onde se instalou o complexo de usinas hidroelétricas da CHESF, município que tem belas paisagens graças ao Rio São Francisco com seus lagos e cânions.

   O cânion do São Francisco tem 65 quilômetros de extensão e se inicia em Paulo Afonso onde existem 17 km com paredões de até 100 metros de altura.

   A região possibilita a prática de rapel, tirolesa, rali, motocross, moutain bike. Há, ainda, trilhas pela caatinga e canoismo.

   Há um passeio belíssimo de catamarã pelo Parque Ecoturismo Rio do Sal, com suas belíssimas paisagens.

   O turista pode também conhecer o Raso da Catarina local onde passou Lampião o Rei do Cangaço, com uma típica vegetação do sertão semiárido nordestino, a caatinga.

    Como chegar: de avião até Paulo Afonso ou de carro saindo de Salvador e pegando a BR-116 Norte até Serrinha/Tucano e entrando para Ribeira do Pombal e seguindo pela BR110 até Jeremoabo e Paulo Afonso. De Paulo Afonso até Glória usa-se a BA210.

    A Reserva Ecológica do Raso da Catarina engloba territórios de Jeremoabo, Santa Brígida, Paulo Afonso, Glória, Macurué e Rodelas.

    Recomenda-se viagem para uma semana.