Carnes, empanadas e vinhos. Um passeio pelos sabores portenhos
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro |
02/05/2013 às 18:55
Capital da Argentina, a monumental Buenos Aires
Foto: DIV
O inverno se aproxima e a capital da Argentina, Buenos Aires, é sempre uma opção para quem gosta de bons vinhos, boa carne e um clima um pouco mais gelado. Comer em Buenos Aires é sempre uma ótima experiência: não pesa muito no bolso, as carnes são incríveis, os vinhos baratos, as empanadas suculentas, e o doce de leite ...ai, ai ...
Assim como em grandes capitais do mundo, Buenos Aires conta com uma variada oferta gastronômica, sendo o restaurante Tomo 1 o líder dos principais rankings da boa comida argentina. Instalado no Hotel Panamericano, pertíssimo do Obelisco, o lugar é o ponto certo para uma refeição daquelas.
O restaurante abre para almoço e jantar. Se puder escolher, prefira a noite. Por 180 pesos come-se um menu degustação maravilhoso, com direito a meia garrafa de vinho por pessoa. Reserve sua mesa até mesmo antes de viajar pois o Tomo fica lotado quase todas as noites. Mais informações no site: www.tomo1.com.ar.
A região do Puerto Madero é parada obrigatória. O Cabaña las Lilas salga um pouco no preço, tem aquele climão de restaurante para turista, mas compensa no serviço e na carne, divina. O Bice também é outro local a ser conhecido. O Chila é uma das casas mais novas da área e aposta na cozinha contemporânea. Entradas saem a 60 pesos e pratos principais, 95. Melhor investir no menu degustação, a 270 (R$ 120).
No domingo, a feira de San Telmo reúne nove entre dez argentinos e dez entre dez visitantes. Comer por lá não é fácil pois os restaurantes lotam. O El Desnível é meio escondido, mas ainda assim está sempre cheio. É frequentado por argentinos, do tipo "nativo". Só por isso, já vale a visita. O cardápio não erra. As empanadas da casa, que ficam expostas no balcão, são deliciosas. O bife de chorizo é um dos melhores da cidade e pode ser cortado com colher de tão macio. Só tem uma inconveniência: não aceita cartão de crédito. Anote o endereço: Defensa 855, San Telmo. Tel. (11) 4300-9081.
Para quem gosta do luxo do bairro da Recoleta, na Calle Posadas, logo atrás do Alvear e a poucos passos da praça, está o El Sanjuanino e suas famosas empanadas. As melhores de Buenos Aires são as de carne picante e choclo (milho). Evite as tardes de sábado, porque a fila é grande. Ou reserve. www.elsanjuanino.com.
Ainda na Recoleta, o La Bourgogne usa ingrediantes nobres, de trufas e foie gras, passando por carnes de caça, como a perdiz e o javali. Recomenda-se a reserva. O La Bourgogne fica na Ayacucho 2.027, Recoleta (Hotel Alvear). Tel. (11) 4808-2100. alvearpalace.com.