Começou a FIPTUR Copa e Megaeventos, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Porto Seguro, no Sul da Bahia que tem como principal objetivo qualificar o trade turístico para receber grandes eventos, como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Com esse intuito promove dois dias de discussões sobre planejamentos de marketing e estratégias de comunicação para divulgar e promover o Brasil durante os megaeventos esportivos.
O Coordenador de Relações Internacionais e Esportivas da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), Marco Costa, realizou uma palestra no primeiro dia do evento. Em sua apresentação, ele destacou a magnitude de um evento como a Copa do Mundo, que atrairá cerca de 5 mil jornalistas, 500 emissoras de televisão, e terá 73 mil horas de transmissão em 200 países, números que equivalem a oito anos de transmissões em televisões.
O Coordenador que teve uma manhã dedicada para o debate sobre os megaeventos esportivos, também tratou da importância da preparação das cidades do interior do Estado para serem Centros de Treinamento de Seleções (CTS), durante a Copa 2014. O Resort La Torre, em Porto Seguro é um dos CTS selecionados pela FIFA, que está à disposição das seleções de futebol, que desejem tê-lo como base de treinamento. Costa ainda ressaltou o potencial turístico da cidade de Porto Seguro, que atrairá visitantes de todo o mundo, durante o período dos jogos, em 2014.
Após o término de sua palestra, foi disponibilizado tempo para debate, e o público teve a oportunidade de tirar dúvidas com o representante da Secretaria da Copa na Bahia.
Vale ressaltar, que as delegações da Noruega e a da Suécia já realizaram vistorias em Porto Seguro, com vistas a Copa do Mundo.
O vice-prefeito da cidade, Humberto Nascimento, lembrou que os empresários de Porto Seguro precisam se conscientizar da importância da cidade ser um Centro de Treinamento de Seleções: Temos potencial, já estamos no catálogo da FIFA, mas, precisamos trabalhar e aproveitar essa chance, concluiu.
O evento é uma realização da FICET e da CBC & VB, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro e dos seguintes órgãos: Secopa Bahia, Sindhesul, Porto Seguro Convention Bureau, Sebrae e CNC/SESC/SENAC.