Cerca de 300 operadores de turismo do Brasil e de 27 países da Europa, América do Norte, América do Sul e Ásia participam, até o próximo domingo (14), do II Salão Baiano de Turismo, aberto oficialmente na noite desta quarta-feira (10) pelo governador Jaques Wagner, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e o secretário baiano do setor, Domingos Leonelli, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador.
O salão reúne também secretários do turismo dos nove estados nordestinos e de cidades do interior do estado, agências de viagem, companhias aéreas e outras empresas, além de representantes de destinos turísticos para a realização de negócios, como atração de voos internacionais, e a promoção de debates sobre temas relacionados à atividade na região.
As 13 zonas turísticas do estado e as potencialidades do Nordeste e da Bahia estarão representadas no evento que, este ano, acontece em paralelo à Brazil National Tourism Mart (BNTM) e 3ª Feira da Abav Bahia. O salão fica aberto ao público a partir desta quinta-feira (11), das 14 às 20h.
Para o ministro Gastão Vieira, “a Bahia é muito importante para o turismo brasileiro, principalmente no atual momento de consolidação do setor como força econômica do país”. A primeira edição do evento, em 2012, movimentou mais de R$ 50 milhões, e a expectativa para este ano, segundo Leonelli, é superar este resultado.
Estandes
Ele explica que essa projeção é em decorrência do maior número de operadores internacionais. “Esperamos que o volume de negócios cresça muito”. A estrutura montada para o salão inclui estandes das zonas e municípios turísticos.
A divulgação e atração de investimentos têm contribuído para o aumento no número de turistas que visitam o estado. Entre 2009 e 2011, a média anual subiu de aproximadamente 4 milhões para 5,5 milhões. “Não é surpresa os bons resultados da Bahia no setor do turismo nos últimos anos, mas é preciso continuar o esforço para qualificar profissionais e atrair novos parceiros”, disse o governador Jaques Wagner.
Ele destacou a diversificação da indústria do turismo obtida por meio de segmentos como Turismo Rural, Enoturismo, aliada a produtos tradicionais como as praias do litoral e o Carnaval. Além disso, o estado investe para qualificar o atendimento ao turista e atrair eventos como a Stock Car, empreendimentos hoteleiros como o Hotel da Bahia, que será reinaugurado em breve.
Além de operadores e agências, empresas de mídia especializada em turismo e companhias aéreas também estão entre os expositores na expectativa de fechar bons contratos. Para a empresária paulista Andréa Magalhães, a proximidade de eventos como a Copa do Mundo de 2014 torna as oportunidades ainda melhores. “Aqui podemos encontrar com profissionais do setor, o que facilita muito na hora de fechar negócios”.
Maquete do mapa da Bahia é um dos destaques do evento
Como no primeiro ano, um dos destaques do salão é a maquete do mapa da Bahia, que representa em detalhes os principais elementos e pontos turísticos das regiões do estado. A novidade são painéis nos quais é possível interagir com paisagens de alguns dos principais cartões postais da Bahia.
Os visitantes podem conferir estandes sobre os destinos e produtos turísticos como turismo religioso, turismo de aventura, São João da Bahia, entre outros. Além das rodadas de negócios, a programação conta ainda com espaço para a gastronomia baiana e produtos típicos no estande que recria o Armazém da Agricultura Familiar.
Outras estruturas que também fazem parte do II Salão são o pavilhão para estandes comerciais de empresas baianas que fazem receptivo turístico, estandes de artesanato, espaços para exposição de segmentos turísticos como Turismo de Aventura, Turismo Náutico e outros.