Turismo

Semana Santa no Paraíso que narra a bíblia é em Morro de São Paulo

Dizem que foi aí que Adão passou uma temporada no inicio da Gênesis
LK Comunicação , Cairu | 22/03/2013 às 09:28
Morro de São Paulo é boa pedida para a Semana Santa
Foto: LK
O município de Cairu, que administra as ilhas, oferece possibilidades para todos os gostos. Quem prefere curtir badalação e festas as melhores opções estão no Morro de São Paulo. Gamboa, também na ilha de Tinharé é uma boa opção para quem deseja praticar as diversas modalidades de esportes aquáticos e gosta de praias mais calmas. Aos que preferem uma programação mais tranquila, o melhor caminho são as praias de Boipeba, Garapuá e Moreré.

Em todos os destinos o contato com a natureza é garantido. Com um ecossistema diversificado, o arquipélago oferece excelentes praias, algumas completamente desertas, densa floresta atlântica, dunas, manguezais e extensas faixas de areia, que compõem cenários perfeitos para o lazer e o descanso. 

Segundo dados da Secretaria de Turismo de Cairu, mais da metade do fluxo de visitantes do município se concentra em Morro de São Paulo. Este fluxo acontece, em sua maioria, na alta estação, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Este ano foram aproximadamente 100 mil turistas. O balneário, terceiro destino mais visitado da Bahia, possui 180 meios de hospedagem com um total 10.000 leitos, 120 bares e restaurantes, 18 agências de turismo, 250 embarcações para transporte local, 110 embarcações de passeios turísticos.

Serviços Públicos

Com a expectativa de ampliação da demanda turística a Prefeitura de Cairu montou um esquema especial de atendimento durante o feriado. Salva-vidas estarão nas praias de Gamboa, Morro de São Paulo e Boipeba. Equipes de limpeza urbana, vigilância sanitária e controle da poluição sonora, estarão trabalhando em regime de plantão.  

As equipes de saúde também estarão de plantão, atendendo serviços de urgências e emergências, durante 24 horas. A prefeitura possui duas ambulanchas que estarão em stand-by para atender as necessidades de quem optou por passar o feriado nas ilhas. 

Como chegar

Quem optar pela Ilha de Boipeba pode sair de Salvador e se deslocar até o cais de Valença. Lá, poderá pegar barcos ou lanchas para o local. As lanchas têm saída de hora em hora, do Porto no centro da cidade. A viagem pode durar de uma a quatro horas, a depender do transporte escolhido.

Para os povoados de Moreré e Garapuá, os turistas devem passar pelo Povoado Velha Boipeba. A viagem dura uma hora de barco ou quinze minutos de trator, saindo da praia de Boipeba.

Para quem escolher Morro de São Paulo ou Gamboa existem três opções: de carro, o melhor caminho é pegar a Costa do Dendê, e seguir até a Ponta do Curral. À partir daí pegar uma lancha ou barco. Se preferir ir de avião, existem duas companhias aéreas que fazem o trajeto, com duas saídas diárias para o Morro. A terceira opção e a mais utilizada é via catamarã, com várias saídas diárias, do terminal de passageiros do Comércio.