Turismo

MUSEU DE ARTE DO RIO - MAR é a nova atração turística da cidade

O projeto arquitetônico do MAR é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen. O complexo do museu engloba 15 mil metros quadrados e inclui oito salas de exposições
Riotur , Rio | 05/03/2013 às 08:56
MAR nova atração turística e cultural do Rio de Janeiro
Foto: Riotur
A Zona Portuária do Rio de Janeiro, que vem sofrendo uma serie de intervenções urbanistas por conta do projeto Porto Maravilha, ganhou seu primeiro muse: na última sexta-feira, dia 1 de março, aniversario da cidade, a presidente Dilma Rousseff, acompanhada do governador Sérgio Cbral, do prefeito Eduardo Paes, e da ministra da Cultura, Marta Suplicy, inaugurou o MAR - Museu de Arte do Rio de Janeiro. 

Instalado na Praça Mauá, em dois prédios de perfis heterogêneos e interligados: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário, o MAR abriga abrigar salas de exposição e a Escola do Olhar – com abertura prevista para o início do ano letivo, que será um ambiente para produção e provocação de experiências, coletivas e pessoais, com foco principal na formação de educadores da rede pública de ensino.

O projeto arquitetônico do MAR é do escritório carioca Bernardes + Jacobsen. O complexo do museu engloba 15 mil metros quadrados e inclui oito salas de exposições e cerca de 2.400 metros quadrados, divididos em quatro andares; a Escola do Olhar e áreas de apoio técnico e de recepção, além de serviços ao público. Os dois prédios que formam a instituição são unidos por meio de uma praça, uma passarela e cobertura fluida, em forma de onda – o traço mais marcante da caligrafia dos arquitetos – transformando-os em um conjunto harmônico.

"O Rio tem varias marcas que fizeram a história dessa cidade. Temos, por exemplo, o Aterro do Flamengo e os túneis, que vieram para unir os contrastes do Rio.  A partir de agora o MAR e sua grande e bela onda se juntará a essas marcas, seus visitantes terão a oportunidade de conhecer a alma artística do Rio de Janeiro através de obras que retratam o apreço de uma cidade por seu povo", disse a presidente na inauguração. 

O museu abriu suas portas com quatro exposições simultâneas: "Rio de Imagens: uma paisagem em construção", uma seleção de 400 peças que retratam a cidade através do imaginário de seus habitantes, visitantes e admiradores ao longo de quatro séculos; "O colecionador: arte brasileira e internacional na coleção Boghici", mostra de 136 obras pertencentes ao marchand romeno, radicado no Rio, Jean Boghici; "Vontade construtiva na Coleção Fadel", 250 obras que retratam a ligação que os movimentos modernos e pós-modernos tiveram como alicecers da edificação cultural brasileira; e "O abrigo e o terreno - Arte de sociedade no Brasil I", com peças que discutem a ocupação do espaço público e a dinâmica da sociabilidade.
  
 O MAR também conta com acervo próprio, que, em processo de formação, já cataloga três mil obras, entre as quais 1.200 aquarelas de Santiago Calatrava e mil livros de artistas múltiplos, além de 5.000 peças de memorabilia do Rio, documentos históricos, manuscritos sobre a escravidão, fotografias e cartões postais. O grande destaque do acervo fica por conta do "São Jose de Botas", uma das quatro esculturas de Aleijadinho tombadas individualmente.

SERVIÇO:

 O Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá e pode ser visitado de terça-feira a domingo, e nos feriados, das 10h às 17h, com ingressos a R$ 8,00 (R$ 4,00 meia-entrada). Às terças-feiras a entrada é franca. O museu não funciona ás segundas.

De quarta a domingo, há gratuidade para os seguintes grupos (todos precisam apresentar documentação): alunos da rede pública de Ensino Médio e Fundamental; crianças com até 5 anos de idade; pessoas com mais de 60 anos; professores da rede pública; membros do ICOM e profissionais de museus; e grupos em situação de vulnerabilidade social em visita.

Para agendar uma visita, o interessado deve entrar em contato com a Central de Informações do MAR através do telefone (21) 2203-1235 ou pelo e-mail [email protected].