Turismo

DICA TURÍSTICA DA SEMANA: Projeto Tamar e Castelo da Praia do Forte

A Dica Turística da Semana é a Praia do Forte, no município de Mata de São João
Tasso Franco , da redação em Salvador | 19/01/2013 às 10:12
Milhares de turistas visitam o Projeto Tamar todos os meses
Foto: BJÁ
   A Praia do Forte é um dos locais mais bonitos do Litoral Norte da Bahia. E, o que é mais importante: tem história. É nessa localidade que que se situa o antigo Castelo de Garcia D'Ávila, apontado como filho bastardo de Tomé de Souza e senhor da Bahia colonial por longos anos desde que se instalou nessa localidade em 1551, seus descendentes concluindo a obra em 1624.

   É um monumento belíssimo, hoje, conservado e com muitos atrativos para se conhecer. De áreas desse castelo o cidadão (a) pode ter uma idéia dos domínios agrário desse senhor feudal que foi almoxarife da alfândega nos primórdios de Salvador e criou gado e expandiu seus domínios ao Norte da Bahia. Para chegar ao castelo entra-se numa estrada de barro logo à direita do acesso à Praia do Forte.

   Em Praia do Forte propriamente dita, hoje, a vila de pescadores está praticamente no chão e restam poucas casas e nativos vivendo por lá. A maioria dessas residências e outras áreas deram lugares a restaurantes, hotéis, pousadas, lojas, bares, casas de câmbio e outras. É uma muvuca enorme nessa localidade, especialmente nesta época do ano, o verão.

   Também está em Praia do Forte o projeto Tamar de preservação das tartarugas marinhas que, na atualidade, é o puxador dos turistas para conhecer a localidade. Custa R$16,00 a entrada para adultos e R$8,00 para crianças e idoso. Crianças menores de 5 anos não pagam.

   O projeto é uma maravilha e existem vários aquários à beira mar onde os turistas podem ver tartarugas de várias idades e tamanhos. Há ainda, berçario, loja de souvenires, bar, restaurante, cinema, aquários com outras espécimes de peixes e informações científicas sobre as tartarugas e turistas sobre os pioneiros do local.

   O Tamar funciona desde 1970 e está aberto ao público desde 1980. 

   Em Praia do Forte está o Tívoli um dos hotéis mais chiques da Bahia (antigo pousada do alemão) que tem diárias só para quem tem muito capilé. 

   Vale a pena conhecer a Praia do Forte. Você pode, também, passar um dia por lá e voltar à noite. O transporte público via Salvador praticamente não existe. Use veículo próprio de preferência ou ônibus de alguma empresa de excurssão.

   A localidade dista 55km de Salvador (a depender do local) e se situa no município de Mata de São João, cuja sede não fica à beira mar.