Tudo pronto para a Lavagem do Bonfim, pelo menos no quesito proteção civil, que diz respeito a Defesa civil de Salvador (Codesal). O órgão realizou na manhã desta quarta-feira (16) a vistoria nas proximidades do 2° Distrito Naval, Mercado do Peixe, Estação Ferroviária, Cidade Mãe e Centro Comunitário Senhor do Bomfim, os cinco pontos onde ficarão os fogos durante a festa, que acontece nesta quinta-feira (17).
“Os pontos são seguros, isolados, onde não tem público. Tudo o que analisamos está dentro do padrão”, pontua a engenheira e chefe do setor de ações preventivas da Codesal, Rita Moraes. De acordo com ela, os fogos fazem parte da tradição do evento. “Por isso também devem ser analisados e manuseados com segurança já que a Lavagem reúne um número muito grande de devotos e fieis”, acrescenta ela.
Enquanto analisavam os pontos dos fogos a equipe também constatou o trabalho da Superintendência de Controle de Obras Públicas (Sucop) em todo o trecho do cortejo. “Eles estão recuperando as calçadas e desobstruindo as redes. O que vai deixar a festa ainda mais bonita e segura para soteropolitanos e turistas”, destaca Moraes.
Conforme o secretário de Infraestrutura e Defesa Civil, Paulo Fontana a ação do órgão é fundamental. “Não apenas as atividades da Codesal, mas de todas as outras pastas municipais envolvidas com a festa de alguma forma, para que possamos ter essa que é uma das maiores manifestações populares da Bahia ainda mais cheia de brilho. Queremos que todos os fieis possam participar com tranquilidade”, conclui ele.