Turismo

PRAIA DE ITACOATIARA: surfe e sossego

Em Niterói, um refúgio de mar cristalino e muita natureza
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro | 30/12/2012 às 20:32
Uma verdadeira parede de pedra faz da Praia de Itacoatiara um local de muito sossego
Foto: Divulgação
Verão no Rio de Janeiro é para os fortes. O calor na cidade é desanimador, mas nada como aproveitar os dias de folga para conhecer praias mais distantes do burburinho da Zona Sul carioca. Niterói é sempre uma ótima opção. De carro, basta cruzar a ponte Rio-Niterói. Ou pegar uma Barca na Praça XV rumo ao centro da cidade. De lá, pegue um táxi ou um ônibus rumo às praias oceânicas. A melhor dica é pegar transporte até Itaipu e de lá seguir as placas até as praias. 

A mais famosa delas é a praia de Itacoatiara. O nome é de origem indígena e significa "Pedra Pintada" e a praia fica em um bairro do mesmo nome de muitas casas e cercado pela Serra da Tiririca. O local é um ótimo ponto para surfe, trilhas e bodyboarding e a Lei Orgânica do município impõe regras rígidas quanto ao turismo no local. Nada de ônibus. Nada de vans. Nada de ambulantes que não sejam os famosos Marcelo e Sérgio, que vendem os melhores sanduíches de praia que um dia você pode comer. Acompanha um copo de mate e tudo isso por R$ 7. O lugar é bem rústico. O comércio é pequeno, algumas ruas ainda não são asfaltadas e a parede de pedra na praia nos faz esquecer que estamos no estado do Rio de Janeiro. 

Com bom trânsito leva-se da Zona Sul do Rio até lá pelo menos uma hora. Mas é um ótimo passeio pois Niterói conta com belas paisagens, principalmente na região oceânica. A praia tem apenas 700m de extensão e tem mar forte. Todo cuidado é pouco, mesmo com aquele azul cristalino brilhando em dias de sol forte.