Turismo

BAIRRO boêmio do Rio Vermelho ganha estátuas de Jorge Amado e Zélia

A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, secretários estaduais, dos filhos do casal, João Jorge e Paloma Amado, do artista plástico Tati Moreno
Secom , Salvador | 19/12/2012 às 21:54
Leonelli, governador Wagner, Tati, Clarindo Silva, Paloma e os bisnetos do casal
Foto: Mateus Pereira
O bairro mais boêmio de Salvador, o Rio Vermelho, ficou ainda mais charmoso. É que foi inaugurada nesta quarta-feira (19), na Praça de Santana, a escultura de bronze do casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai sentados em um banco de jardim em companhia do cachorro de estimação, Fadul.

A cerimônia contou com a presença do governador da Bahia, Jaques Wagner, secretários estaduais, dos filhos do casal, João Jorge e Paloma Amado, do artista plástico Tati Moreno, autor da obra, além de netos, parentes e amigos dos dois escritores.

Agora, quem for ao Rio Vermelho, vai poder tirar foto ao lado do casal mais amado da Bahia. “Jorge Amado é importante para a Bahia não só por ter divulgado o estado ao mundo, mas pelo amor que tinha por Zélia. Eles deram um exemplo de parceria e de amor. Admiro muito esse casal”, afirmou a professora Ana Maria Muniz Bonfim, 58 anos.

 
Grande emoção 

 O artista plástico Tati Moreno explicou que foram preciso 11 meses para concluir a obra. Para ele, fazer a escultura de Jorge e Zélia foi mais do que especial, já que era amigo do casal.

“Tive uma emoção muito grande ao fazer essa obra, porque tive o prazer de compartilhar bons momentos com Jorge e Zélia durante anos”, afirmou Tati. Ele disse que, enquanto preparava a escultura, lembrou de muitas coisas boas, de histórias de viagens que participou ao lado de Jorge, além das reuniões na casa do escritor no bairro do Rio Vermelho. “Para mim, esse foi um trabalho emotivo e de palpitações”.

De frente para o mar, a obra de Tati Moreno, recebeu apoio financeiro de R$ 300 mil do Governo da Bahia, por meio da Bahiatursa e Bahia Gás, e se torna mais um cartão portal da capital baiana. Além das estátuas em tamanho real, uma placa será instalada no local com uma frase de Jorge Amado: “Na Bahia, toda criação provém do povo, de sua graça e de sua força”.

“A homenagem é mais do que merecida e se torna mais um ponto de atração turística para Salvador. Os fãs de Jorge Amado com certeza não vão perder a oportunidade de conferir a obra de perto, levando uma bela lembrança para casa”, afirmou o governador Jaques Wagner. O monumento será mantido pela Associação dos Moradores do Rio Vermelho (AMARV).