Local conta com mais de oito mil animais e é um dos maiores do mundo
Nara Franco , da redação no Rio de Janeiro |
01/12/2012 às 19:47
Oceanário de Lisboa: ótima dica para quem está na capital portuguesa
Foto: Foto: Nara Franco
Lisboa é uma cidade histórica com atrações para os amantes da boa comida, dos vinhos e do fado. Mas o lado moderno da cidade reserva boas surpresas como o Ocenanário de Lisboa. É um dos maiores do mundo com oito mil animais e plantas de 500 espécies. Por ano, recebe aproximadamente um milhão de visitantes. Foi inaugurado em 1998 e é uma das atrações do Parque das Nações.
A primeira vista pode parecer chato visitar um Oceanário, que nada mais é que um aquário gigante. Mas a sensação que se tem neste local é o contrário. Na verdade, os peixes nos observam. Dentro do Oceanário, você tem a sensação de estar dentro do mar e cercado por tubarões, atuns, enguias, arraias, que nadam livremente ao seu redor. São três ambientes: exterior, terrestre e subaquático, reproduzindo os diversos habitats do planeta.
O tanque central é a estrela do passeio. Nele, os peixes nadam livres e nos observam através de um grosso vidro, que serve como lente de aumento. A sensação é que em algum momento, os peixes vão nos pegar. Ambientes como o Ártico, Pacífico Temperado, Antártico e Índico são reproduzidos a perfeição. Há áreas dedicadas aos anfíbios e outros seres que nunca teremos a oportunidade de ver.
O Oceanário funciona de 10h as 20h no verão e de 10h as 19h no inverno. A entrada sai por 16 euros se a visita for apenas a esse ambiente. Caso você opte pelo pacote do Parque das Nações, sai mais em conta e dá direito a conhecer outras atrações do local. Crianças até 3 anos não pagam.
É um passeio surpreendente pela beleza do local. Para crianças, é uma experiência única e ve-las fascinadas com o passeio é gratificante. Para os adultos, é como voltar no tempo e voltar a ser baixinho. No fim do passeio, aproveite e compre um boneco do Vasco (que está comigo na foto), o mascote do local.
Para mais informações: http://www.oceanario.pt.