Porto da Barra também tem histórico e foi local onde chegou a esquadra de Tomé de Souza, fundador da cidade do Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
30/11/2012 às 11:04
O Porto da Barra é considerada uma das praias urbanas mais cobiçadas do mundo
Foto: BJÁ
A dica do fim de semana turístico em Salvador vai para a praia do Porto da Barra.
É a melhor praia da cidade e uma das melhores do mundo (am área urbana) segundo publicações internacionais especializadas em turismo.
E o que tem o Porto da Barra de bom?
A praia fica praticamente no centro de Salvador, com acesso fácil a todos, é protegida por uma corrente marinha que adentra na Baía de Todos os Santos que a livra de poluição, suas águas são tranquilas, dá pra nadar numa boa, e tem todo um astral bem baiano.
Além disso, em matéria de história foi o local onde atracou a esquadra comandada pelo português Tomé de Souza, em 29 de março de 1549, para construir a cidade do Salvador; o local onde se instalou a Capitania Hereditária, em 1534, com Pereria Coutinho (Vila Velha do Pereira) e onde morou Caramuru, entre 1510 até seu falecimento.
Portanto, independente do lazer, do volei, da cervejota gelada, do banho de mar, da peteca e de outras diversões pisa-se na história.
Na ponta Sul da praia está o forte de São Diogo que protegia com seus canhões a cidade nascente e a entrada da baía de Todos os Santos.
Os melhores dias para frequentar o Porto, nesta pré-temporada de verão são de segunda a sexta. No máximo até o sábado. No domingo, fica tão lotada de gente que não dá.
Na praia e nos arredores se encontra de tudo em petiscas, acarajés, restaurantes, vendedores de produtos de toda natureza.
Então, se você vem a Salvador, é quase uma obrigação conhecer o Porto da Barra.