Turismo

LANCHA COSTA DO SOL VAI FAZER TRAVESSIA PARA MAR-GRANDE EM 30MIN

vide
| 24/07/2012 às 16:22
Lancha Costa do Sol começa a operar a partir de agosto
Foto: ASTRAMAB
 

Os baianos e turistas que utilizam a travessia marítima do sistema Salvador-Mar Grande contarão com uma nova embarcação em tráfego a partir do próximo mês de agosto.  Mais moderna e veloz, com  condições de fazer o percurso entre a capital e a Ilha de Itaparica em apenas 30 minutos, a  lancha "Costa do Sol'', com capacidade para 270 passageiros, já  foi lançada ao mar e está passando por acabamento final em estaleiro de Cajaíba do Sul, município de Camamu. O governador Wagner assina dia 25 o termo de serviço.


A nova unidade foi construída com investimento da CL Transportes, empresa vencedora de um dos dois lotes da licitação pública feita pelo Governo do Estado, através da Agerba, para a linha Salvador-Mar Grande. Em vez de bancos, a "Costa do Sol" conta com cadeiras iguais a que equipam os ônibus, para proporcionar mais conforto aos usuários, televisores LCD no salão principal de passageiros e sistema de som.


"O investimento nessa embarcação é parte do nosso compromisso com os usuários e com o Governo do Estado, em renovar a frota e melhorar ainda mais a qualidade de serviço que prestamos aos baianos  e turistas. Agora com o sistema Salvador-Mar Grande  regulamentado pela Agerba, vamos poder investir mais e captar recursos para a incorporação de novos barcos", explicou Lívio Galvão, presidente da CL Transportes.


A "Costa do Sol" foi construída em oito meses pelo Estaleiro José Oliveira, em Cajaíba do Sul, que abriga   o maior pólo naval da Bahia, com  cerca de 25 construtores. De Cajaíba são construídas lanchas de grande porte e escunas sob encomenda de diversos estados do Brasil e de países da América do Sul, Caribe e Europa.   


A embarcação é equipada  com dois modernos motores MWM, com 240 cavalos cada um. Com isso, o sistema de propulsão da embarcação ganhou cerca de 15% a mais de potência, permitindo que o percurso da travessia entre Salvador e Mar Grande seja feito em até 30 minutos, contra 40 minutos, em média, das demais embarcações que compõem hoje a frota do sistema.


"Temos um usuário fiel, que gosta do sistema de Mar Grande pela agilidade  e cumprimento rigoroso dos horários. A tendência é que com a regulamentação da travessia, o serviço seja modernizado como um todo, inclusive na parte de infraestrutura dos terminais, já que existe um projeto do governo para reforma e dragagem do Terminal de Vera Cruz e uma completa modernização do Terminal Náutico da Bahia, tudo visando o conforto e a comodidade dos passageiros", disse Lívio Galvão.


O presidente da Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), Jacinto Chagas, informou que no próximo Verão  existe a expectativa de que a demanda de passageiros do sistema Salvador-Mar Grande cresça ainda mais. Hoje, na baixa estação, utilizam a travessia cerca de 4 mil pessoas/dia, mas na alta temporada este número mais que dobra, chegando a 10 mil passageiros/dia.  Com a incorporação da "Costa do Sol" o sistema contará com uma frota de 13 embarcações.