Para a gestora do projeto de Turismo do Sebrae Bahia, Cristiane Serra, a oficina também é uma oportunidade para os empresários trocarem informações sobre o Moderniza, que iniciou em março de 2012. "Como todos eles recebem consultorias individuais, será um um momento de interação e de reforçar o entendimento e a importância do processo de inovação, principalmente para empresas que atuam no segmento turismo", destaca.
O Programa
Cada empresa que participa do Moderniza recebe consultorias individuais e direcionadas à sua necessidade, e tem diversos benefícios, como a implantação de boas práticas de sustentabilidade e gestão, qualificação de funcionários, incentivo ao associativismo. Além disso, as empresas recebem um selo de certificação através da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014 (Secopa).
Fortalecer a competitividade de 180 micro e pequenas empresas (MPE) da Bahia, atuantes no segmento turismo, com vistas à Copa 2014. Com esse objetivo principal, o Moderniza tem duração de seis meses, e um conteúdo de capacitação empresarial nas áreas de gestão, serviços e infraestrutura. O programa atua através de ações de modernização e requalificação dos empreendimentos, para que essas MPE possam atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços.
O Programa Moderniza é uma iniciativa do Sebrae e Secopa em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Salvador e Litoral Norte.