Turismo

Itapuã: Prefeitura vai buscar recursos federais para recuperar mercado

vide
| 18/04/2012 às 16:15

Em reunião realizada esta manhã (18/04) com o vereador Odiosvaldo Vigas e os permissionários do Mercado Municipal de Itapuã o secretário Marcelo Abreu, titular da Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (SESP) anunciou as medidas que estão sendo tomadas pela secretaria com o objetivo de eliminar os contratempos causados com o desabamento de parte de uma laje do mercado, no mês de março, com a interdição de alguns boxes.
 
De imediato, segundo Marcelo Abreu, a SESP providenciará a troca do escoramento de madeira, colocado emergencialmente logo após o acidente, para que o mercado pudesse continuar funcionando, por escoramento metálico, reforçando ainda mais a segurança do prédio.


Em seguida, em razão dos relatórios da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal) da Defesa Civil de Salvador (Codesal) e do Conselho regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA) constatarem problemas de infraestrutura, serão realizadas obras de maior porte. Para tanto, o secretário Marcelo Abreu está providenciando os recursos necessários. Mas, a solução definitiva virá com a demolição do equipamento atual e a construção de um novo mercado. Para que essa obra possa ser realizada a prefeitura conta com o apoio do Ministério do Turismo.


"Nesse sentido, avançamos bastante. O vereador Odiosvaldo nos deu a sugestão e passamos a manter contatos frequentes com o Ministério do Turismo. E ontem conseguimos cadastrar junto ao Ministério um pedido de financiamento para o novo mercado. O número do cadastro é o 014 080/2012. Se tudo der certo e está tudo bem encaminhado, receberemos algo em torno de R$ 1,3 milhão. Ainda esta semana nos reuniremos com a Fundação Mario Leal Ferreira e com uma comissão de permissionários para fazer alguns ajustes no projeto do novo mercado com o objetivo de acelerar o processo. Queremos o melhor para os laboriosos permissionários do Mercado de Itapoan que muito tem colaborado conosco e estão cientes de que em nenhum momento deixamos de nos preocupar com eles nos dias posteriores ao incidente que ocorreu. Agora, já podemos anunciar medidas práticas", explica o secretário Marcelo Abreu.