No primeiro domingo de abertura do mirante do Farol da Bara ao público, em Salvador, centenas de pessoas foram ao local e enfrentaram filas para ver a Baia de Todos os Santos do alto e um dos monumentos mais bonitos da Bahia.
Para o cidadão José Ribeiro Albuquerque, um baiano de Feira de Santana fez a jornada, valeu a pena. "É uma vista maravilhosa e muita história para contar", diz.
O Farol faz parte do conjunto arquitetônico e complexo militar do Forte de Santo Antonio da Barra, onde hoje está também o Museu Náutico. Segundo o administrador do Museu, Reuben Costa, "há muito tempo que turistas, estudantes e outros visitantes solicitavam acesso ao interior do farol, mas agora, por determinação da Marinha, que fará o mesmo com outros equipamentos semelhantes em todo o país, poderemos permitir a visita".
O Farol da Barra é o mais antigo do Continente Americano e foi implantado originalmente no ano de 1698 para servir de segurança às embarcações que chegavam ao Porto de Salvador, no período um dos mais movimentados do mundo e o principal do Atlântico Sul. Aqui aportavam comerciantes de tabaco, pau Brasil e iguarias, além de algodão e madeira-de-lei.
Foi quando do naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento, após choque com um banco de areia na entrada da Baía, afundando próximo à foz do Rio Vermelho, no dia 5 de maio de 1668. O Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado a partir de 1692. O Farol da Barra foi então instalado. Sua característica obedecia ao padrão português, sendo uma grande torre quadrangular tendo ao topo uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia.
Conforme consta ainda de registros do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, sua primeira denominação foi de Vigia da Barra.
DADOS HISTÓRICOS
Segundo consta em material de pesquisas compilado por historiadores, já o diário de bordo do corsário inglês William Dampier, em 1699, relata: "A entrada da Baía de Todos os Santos é defendida pelo imponente Forte de Santo Antônio, cujos lampiões acesos e suspensos para orientação dos navios, vimos de noite."
Sua primeira modernização aconteceu por Decreto Regencial publicado no dia 6 de julho de 1832. O antigo Vigia da Barra foi substituído por um mais novo, inglês. A obra foi executada até o final do ano de 1837 e no dia 2 de dezembro de 1839 ocorreu a inauguração, data de aniversário do Imperador D. Pedro II. O novo Farol da Barra passava a possuir luz catóptico e ficava sobre sobre uma torre troncônica de alvenaria. Seu alcance passou a ser de seis quilômetros.
A segunda leva de obras para modernização veio em 1890 quando foi substituído o aparelho ótico. Em 1937 o antigo sistema "Barbier" (incandescente a querosene) de iluminação foi substituído por luz elétrica, comemorando-se o primeiro centenário do farol a 2 de Dezembro de 1939. Nova obra aconteceu em 1954 com a troca do seu rolamento.
O Farol da Barra é um dos mais importantes cartões de visita da Bahia. Seu entorno é visitado anualmente por mais de 2 milhões de turistas. O Farol possui uma altura de 22 metros e sua luz pode ser avistada a uma distância de 60 Km.