Transformação - Os modernos quiosques, calçadões, Píer, coberturas e muita arborização além de um parque infantil e estacionamento, mudaram a cara do açude e da pequena comunidade de Poço Grande, que antes mesmo de todas as obras serem concluídas, já atraia gente de toda região, inclusive turistas de Salvador e outros estados, a exemplo de Mário Santana, 45 anos, engenheiro ambiental, residente em Aracajú (SE) que foi conhecer o projeto. "É realmente uma praia de água salgada longe do litoral, além de proporcionar emprego e renda na região, antes contava apenas com atividade nas roças, ou no máximo, a pescaria e de forma artesanal", avaliou Santana.
Antes da inauguração, a Prefeitura do município treinou o pessoal para trabalhar na área de segurança, orientação e salva-vidas. O instrutor de bombeiros e resgate, Rogério Santos, disse ao CN que 14 pessoas que foram preparadas e várias simulações de salvamento foram realizadas para facilitar e preservar a vida do visitante. Eles estão prontos para o resgate aquático, primeiros socorros, combate de incêndios florestais, resgates em altura, orientações e informações ao banhista. O açude tem pontos de risco e a equipe de salva-vidas vai trabalhar observando e orientando os turistas.
A área foi sinalizada por uma equipe de consultores da Marinha, que identificou as áreas de riscos e os pontos apropriados para o banho e o uso de transportes aquáticos sendo que cada um na sua ala para evitar acidentes.
Prefeita Nenca percorreu a grande extensão da "prainha" acompanhada de assessores e dos deputados Mario Negromonte Junior e José Nunes
Idealizado pelo ex-prefeito, hoje presidente da Câmara de Vereadores, Edvaldo Pinho (DEM), o projeto estava paralisado há 17 anos e foi retomado com os recursos próprio da Prefeitura. Segundo o vereador Edvaldo Pinho, a Câmara Municipal entrou como parceiro desse projeto e está ajudando com verbas devolvidas do duodécimo e sugeriu que fosse aplicada no pontapé inicial da revitalização do complexo turístico do Poço Grande. "Isto para mim é um sonho que virou realidade. Agora vamos buscar recursos junto ao Ministério do Turismo e Bahiatursa para a conclusão da 2ª, 3ª e 4ª etapas do complexo", afirmou Pinho. Ao finalizar seu pronunciamento, alegando dores na coluna, o ex-prefeito declarou "seu amor" pela comunidade e pediu a família para quando morrer, cremar seu corpo e jogas as cinzas dentro do Açude.
Edvaldo pede que quando morrer sua cinza seja lançada no açude
Festa de inauguração - Edvaldo Pinho foi o primeiro a falar durante o ato de inauguração e disse aos deputados presentes, Mário Negromonte Júnior (PP) e José Nunes (DEM), que Poço Grande é o novo pólo turístico da Bahia e necessita do apoio deles.
O deputado Estadual Mário Júnior, garantiu empenho para acelerar os recursos orçamentários valor de R$ 100 mil que estão prestes a serem liberados pela Caixa Econômica para investimento na segunda etapa. "Tenho consciência da responsabilidade por este município, onde obtive a minha segunda maior votação no Estado e quero fazer daqui uma grande cidade, capitaneando tudo que for possível para seu desenvolvimento", afirmou o parlamentar. Ele lembrou que ainda esta semana o município irá receber uma retroescavadeira em convênio com MDA.
Para o deputado Federal José Nunes, o Açude de Poço Grande esta se consolidando com Espaço Turístico na região e garantiu apresentar emendas ao orçamento da União para viabilizar as construções previstas nas próximas etapas. "A exemplo de Mário Júnior, Araci também foi o município onde obteve a minha segunda maior votação e por esta razão tenho a responsabilidade de trazer obras", disse Nunes.
A prefeita garante que Araci entrará na opção de turistico do Nordeste
A prefeita Nenca em seu pronunciamento fez referencia aos funcionários que trabalharam na obra, que foi acompanhada pessoalmente por ela e lembrou que muitas vezes as atividades entravam pela noite e o resultado foi a beleza do Complexo e a festa que realizou. "Nosso município hoje é um canteiro de obras e temos um número suficiente para inaugurarmos uma a cada sábado. Estamos no caminho do desenvolvimento", lembrou.
Ela tranqüilizou os pescadores sobre a limpeza do Açude, que terá uma equipe permanente da Prefeitura e disse acreditar que o usuário deste Complexo saberá usar e manter tudo limpo. Frisou também sobre a distribuição de 150 mil alevinos adquiridos em convênio com a Bahia Pesca e o plantio de trinta mudas de Pau Brasil e sibipiruna.
Assim que terminou os pronunciamentos, uma multidão acompanhou a prefeita para o descerramento da placa e foram conhecer toda estrutura.
Durante os dois dias se apresentaram as Bandas Bonde do Gueto, Sambagode, Mister Axé, Boteco 69, Vida Seca, Príncipe do Gueto, Canta Mais Eu e Forrozão 1000 Grau.
Texto: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas