Nos próximos dias começa a ser feito o mapeamento da base gastronômica e cultural do Centro Histórico para elaborar um inventário de empresas e profissionais, classificados por categorias. O resultado servirá de base para todos os eventos programados na região. Na próxima semana começa o programa "Noites de Boemia", aproveitando a realização da Stock Car na capital baiana. 15 restaurantes vão participar com atrações culturais e gastronômicas, homenageando o escrito Jorge Amado e seu centenário.
Em setembro começa a "Rota do Chef", uma ação social e gastronômica em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e o Instituto Viva e Deixe Viver. Eva Vilma e Lima Duarte serão os padrinhos da campanha. Quem comer num dos restaurantes participantes pode levar um prato pintado pelas crianças hospitalizadas atendidas pelo instituto. Nos dois meses seguintes, acontecerá a terceira edição do "Bar em Bar", o maior festival de bares e butecos do país, com 20 bares e restaurantes participando e 50 barraqueiros ambulantes. Em dezembro e janeiro o Pelourinho receberá o projeto "Rota da História", com 30 restaurantes e 80 profissionais destacando os circuitos citados nos livros de Jorge Amado com a sua gastronomia. E entre as promoções, por exemplo, quem tomar um drink ganha convite para visitar um museu.
Na próxima quinta-feira a população conhecerá os detalhes dos projetos durante um coquetel. "É uma inovação no poder público nossa parceria. É muito importante realizarmos essas ações com começo, meio e fim e a população inserida porque agregam valores e podem mudar uma realidade. De início, todos os aventais, camisetas e chapéus dos chefs dos projetos serão produzidos aqui no Pelourinho", declarou Jussara Lima, da Abrasel.