Pesquisa será apresentada segunda feira, 8
Por Adelmo Borges
Arquivo Sebrae Bahia
Empresários de bares e restaurantes devem definir ações a partir do conhecimento do diagnóstico do setor a ser apresentado
A higiene e a limpeza, seguido do bom atendimento são os fatores que os turistas de Porto Seguro mais levam em conta na hora de escolher um estabelecimento para fazer uma refeição. Este é um dos dados da pesquisa que será apresentada nesta segunda-feira, 8 de março, durante o lançamento do Projeto Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino. O evento será a partir das 19 horas no Bar e Eventos Belvedere e vai reunir empresários e gerentes de restaurantes de Arraial D'Ajuda e Porto Seguro. O projeto é uma parceria entre Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Ministério do Turismo e Sebrae.
Segundo Ana Queiroz, da coordenação nacional do Projeto Caminhos do Sabor, no dia 8 os empresários vão validar o plano de ação elaborado a partir da pesquisa realizada em novembro do ano passado entre turistas, proprietários dos estabelecimentos e instituições parceiras. Esta é a terceira etapa do trabalho, que tem como objetivo utilizar características exclusivas da comida dos destinos onde for implantado como fator de competitividade, diferenciando-o de outros destinos concorrentes e, assim, atrair um maior fluxo de turistas para o local. "As duas primeiras etapas incluíram reuniões com o grupo de governança e a pesquisa propriamente dita", destaca Ana Queiroz, lembrando que a quarta etapa é a reunião com os empresários e a quinta e última fase é o trabalho de qualificação.
A meta, segundo a coordenadora, é atingir 40 empresários de bares e restaurantes e a participação do Sebrae é fundamental para mobilizar o grupo. "O Sebrae é um importante parceiro na organização dos trabalhos e um membro atuante no grupo de governança", destaca.
Segundo o gestor de projetos do Sebrae, Enivaldo Piloto, além de Porto Seguro, participam do Projeto Caminhos do Sabor - A União Faz o Destino as cidades de Lençóis, na Chapada Diamantina; Salvador e Mata de São João - Praia do Forte. Piloto acredita que esse trabalho tem tudo para dar um salto de qualidade nos serviços oferecidos pelos bares e restaurantes de Porto Seguro.
A pesquisa de campo em Porto Seguro, realizada entre os dias 5 e 12 de novembro, contemplou quatro públicos distintos segundo sua relação com o Setor de Alimentação Fora do Lar (SAFL): consumidores locais, turistas, empresários do setor e o grupo de governança.
* Agência Sebrae de Notícias