Turismo

QUALIFICAÇÃO EMPRESARIAL EM TURISMO VAI ATENDER 660 EMPRESAS BAIANAS

Vide
| 07/08/2009 às 12:23
Empresários de Salvador, Cachoeira (foto) e outras localidades podem participar
Foto: BAJÁ

   Com recursos de R$ 2,5 milhões provenientes do Prodetur, o Programa de Qualificação Empresarial em Turismo - Polo Salvador e Entorno pretende atender 660 empresas em 12 localidades turísticas da região. Desenvolvida em parceria pelo Sebrae Bahia, Secretaria Estadual de Turismo, Ministério do Turismo, Banco do Nordeste e Banco Interamericano de Desenvolvimento, a iniciativa é destinada a empresários e gestores de atividades turísticas.


A crescente competitividade entre os destinos turísticos brasileiros exige cada vez mais profissionalização e qualificação dos empresários do setor. Ontem durante a apresentação do novo programa a representantes de prefeituras e entidades empresariais, no Centro de Convenções da Bahia, o coordenador da carteira de economia criativa do Sebrae Bahia, Richard Alves, destacou a necessidade de sensibilização e mobilização dos empresários e gestores do segmento.


"Precisamos que as prefeituras e entidades aqui presentes convoquem os empresários a participar do lançamento oficial do programa, no próximo dia 18, quando será realizado um café da manhã, no Salão Xangô, aqui no Centro de Convenções da Bahia", enfatizou Richard.


SEGMENTOS ATENDIDOS

Segundo ele, o programa é voltado para empresários e gestores dos segmentos de meios de hospedagem, alimentos e bebidas, transporte turístico, locadoras de veículos, agências e operadoras de turismo.Cada empresa desses ramos de atividades turísticas poderá ter até dois participantes, desde que sejam o dono e/ou o gestor do negócio. "O programa não é dirigido a colaboradores", ressaltou Richard Alves.


Dentre as exigências para participar da iniciativa, há a necessidade de assinar um termo de adesão e o empreendimento está localizado nas áreas de abrangência do programa: as cidades de Salvador, Cachoeira, Itaparica e Vera Cruz, sendo que, na Costa dos Coqueiros, Lauro de Freitas, Arembepe e Guarajuba, em Camaçari, e Imbassahy e Praia do Forte, em Mata de São João.


         O Programa de Qualificação Empresarial em Turismo - Polo Salvador e Entorno prevê uma série de atividades, como o seminário Turismo com Qualidade, que acontecerá no período de 28 de agosto a quatro de setembro em todas as localidades abrangidas.


A partir do dia 19 de setembro está previsto o início do programa Clube da Excelência no Turismo e, em outubro, o programa Empretec. As atividades se estendem até o ano que vem, quando estão programados outros seminários, como o Cooperar para Competir, que pretende estimular a formação de centrais de negócios no setor turístico.

Segundo Richard, a duração do programa inicialmente é até maio de 2010, mas já se negocia a expansão até novembro do ano que vem. "Será uma grande jornada em busca da profissionalização do turismo na Bahia e reposicionamento da qualidade dos serviços", disse o coordenador do Sebrae Bahia.


Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado da Bahia (Sindetur), Luiz Augusto Leão da Costa, a iniciativa é bastante positiva e revela preocupação com o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo. "Precisamos responder à nova realidade do turismo nacional com aprimoramento da gestão e qualidade. O programa chega em boa hora", afirmou.