Nesta segunda-feira (27), em solenidade no Salão de Atos da Governadoria, o presidente da Associação Baiana das Agências de Viagens (ABAV), Pedro Costa, disse que o governador Jaques Wagner marcou - literalmente - "um gol de placa".
A declaração partiu após a assinatura de ordem de serviço para implantação de sinalização turística nas Costas do Dendê e do Cacau e áreas complementares.
Com a presença de 10 empresários do trade turístico, além dos deputados Reinaldo Braga, Ângela Souza, Joélcio Martins, Adolfo Menezes, Fátima Nunes e do presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, o governador estabeleceu o início da implantação de 2.400 placas, sendo 1.280 na Costa do Dendê, 930 na Costa do Cacau e 190 em áreas complementares.
Também participou da solenidade o vice-governador, Edmundo Pereira e os secretários Nilton Vasconcelos (SETRE), Batista Neves (SEINFRA) e Eva Chiavon (Casa Civil), além de Domingos Leonelli (SETUR), que apresentou em slides para diversos prefeitos presentes na solenidade, a sinalização indicativa e interpretativa, padronizada e articulada em toda a região do Litoral Sul, possibilitando o acesso aos diferentes locais, através de um sistema viário selecionado e capaz de atender ao volume de tráfego e de pedestres previstos.
"Mais uma vez o governador marcou um gol de placa. Essas placas têm um papel fundamental para a promoção do turismo no estado. Com elas, demos um salto de qualidade no turismo baiano. Vamos incrementar o fluxo de turistas no próprio estado. Sem dúvida, o governador faz muita coisa em tão pouco tempo", parabenizou Pedro Costa.
Serão atendidos na Costa do Dendê, os municípios de Valença, Cairu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá, Igrapiúna, Camamu e Maraú. Já na Costa do Cacau, foram contemplados os municípios de Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Una, Santa Luzia e Canavieiras. Já as áreas complementares envolvem trecho da BR101, Itaparica, Vera Cruz, Itabuna e Belmonte.
Para terminar, o governador assinou a ordem de serviço e agradeceu aos empresários presentes na solenidade, dizendo que a ação qualifica o turismo baiano. "É importante que a gente melhore a qualidade do atendimento.
Além das nossas riquezas naturais e da receptividade agradável da nossa gente, precisamos fazer com que as pessoas curiosas quem vêem até aqui pela primeira vez levem consigo a história desses lugares e retornem", explicou o governador. As placas vão utilizar mensagens que retratem o conhecimento da comunidade local e que, ao mesmo tempo, atendam todas as necessidades dos visitantes em seu deslocamento.