Turismo

TURISMO FAZ MAIS UM SEMINÁRIO EM SALVADOR SOBRE O CASO ÁFRICA DO SUL

vide
| 12/03/2009 às 18:47
  Salvador vai sediar, no próximo dia 20, o II Seminário "O Desenvolvimento Sustentável do Turismo - Caso: África do Sul". O evento, que conta com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo, Sebrae e Grupo Santander, será realizado no Centro de Convenções da Bahia, no Stiep, das 8h30 às 17h30.


Com foco no tema turismo aliado à sustentabilidade e negócios, os seminários vão reunir integrantes do setor público e privado, técnicos de instituições governamentais, acadêmicas e políticas, além de especialistas da área com o objetivo disseminar as práticas adotadas por um país que tem no setor uma de suas principais fontes de receita. Os interessados podem se inscrever gratuitamente.


A iniciativa dá continuidade ao primeiro seminário realizado em abril do ano passado, o qual apresentou as experiências de sucesso no turismo da Nova Zelândia. A ideia é mostrar os bons exemplos para estimular o desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros e a conscientização e educação em prol do turismo responsável.


O seminário faz parte da ação de disseminação das experiências geradas pelo projeto de benchmarking Excelência em Turismo, a exemplo do seminário sobre a Nova Zelândia, realizado no ano passado.


EXPERIÊNCIA DA ÁFRICA
DO SUL

Com duração de um dia, o seminário mostrará a experiência da África do Sul e o envolvimento da comunidade no turismo nas áreas rurais e urbanas, com destaque para os cases de Soweto, The Cradle of Humanity e o Museu do Apartheid.


Outros temas, como o planejamento da sustentabilidade nos parques nacionais, a preparação da infraestrutura para a Copa do Mundo 2010, turismo de luxo e aventura, programas de treinamento e captação de recursos serão apresentados por expoentes do setor no país, como Naledi Nkula, diretor de desenvolvimento de turismo de negócios da África do Sul; Karen Waterston, diretora da Eco Imagination Tourism, entre outros.


Os temas do seminário foram escolhidos devido à sua relevância para o conhecimento e desenvolvimento de projetos sustentáveis no turismo brasileiro. Para as nações em desenvolvimento, como a África do Sul e o Brasil, o turismo é particularmente importante por ser uma atividade que abrange muitos setores da economia e estimula o empreendedorismo.