Procurada por celebridades, turistas de várias estados brasileiros e de outros países, Itacaré se destaca como um dos destinos do litoral baiano. Hotéis, pousadas e campings lotados, além da falta de casas disponíveis para veraneio expressam o quanto a cidade é disputada.
Com a matas, praias que favorecem, ao mesmo tempo, o surf e banhos calmos, trilhas, rios e cachoeiras, o município disponibiliza programas que atendem ao gosto dos visitantes.
Famosa pela sua exuberância natural, Itacaré também detém um rico patrimônio histórico-cultural. Com, aproximadamente, 300 anos de existência, Itacaré ainda oferece aos visitantes monumentos históricos, a exemplo da Igreja de São Miguel, a casa dos Jesuítas e os casarões de arquitetura portuguesa.
Com trilhas que cortam a Mata Atlântica e surpreendem os visitantes com belezas únicas, Itacaré encanta todos que a visitam. A engenheira agrônoma Potira Castro, de Campinas - SP, declarou maravilhar-se cada vez que vem à cidade. "É impossível conhecer todos os atrativos em um único passeio", disse após visitar a Prainha, cujo acesso demanda mais de meia hora de caminhada.
Segundo a secretária municipal do Turismo, Diana Quadros, Itacaré dispõe de atrativos que podem ser explorados durante todo o ano. "Por isso investiremos em ações para que atrair os turistas não só durante o verão", declarou.
O prefeito, Antônio de Anízio, também reforça a necessidade da prática do turismo sustentável, afirmando que "os nativos devem ter acesso às condições necessárias para serem beneficiados ainda mais com esta atividade econômica".