A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Bahiatursa inauguraram dois novos postos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT): no Aeroporto de Salvador e na Praia do Forte. Com a proposta de oferecer aos turistas informações sobre hospedagem, transporte, restaurantes e opções de entretenimento nas 11 regiões turísticas da Bahia, o SAT conta com atendentes bilíngües e folheteria sobre os destinos do Estado, e está conectado à internet e ao Disque Bahia Turismo, call center que tem informações sobre 138 municípios baianos.
Representantes da Infraero e do trade turístico foram conhecer o SAT Aeroporto que foi instalado em frente ao desembarque de passageiros. "O SAT no aeroporto representa um salto de qualidade, saímos de um posto de informações escondido para um serviço de atendimento turístico", destacou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli. Ele lembrou que a inauguração dos dois postos do SAT não é uma ação apenas para o verão, mas uma ação permanente, inserida na política do Estado para o Turismo, que está focada em inovação, qualidade e integração econômica.
A presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, destacou que a responsabilidade da empresa vai além da captação do turista. "Nosso objetivo é dar maior praticidade ao turista que chega à Bahia, e garantir assistência em sua permanência", destacou. Para Lucany Silva Bueno, que veio São Paulo à Bahia a trabalho, para uma reunião em Vitória da Conquista, elogiou o serviço que permitirá que aproveite o tempo que tem até a conexão para conhecer uma das praias do litoral norte. "É um serviço excelente. Normalmente, quando a gente chega aos locais não tem informações. Mais uma vez, a Bahia se destaca", afirma.
BOAS VINDAS
O superintendente regional da Infraero, Elvino Ney Taques, acredita que o SAT "é uma inovação que vem ao encontro com a política do Governo da Bahia de dar boas-vindas e assistência ao turista que chega". Lenise Borges, que chegou ontem de Goiânia e ficou satisfeita com o nível de atendimento. "É importante chegarmos e termos informações precisas, profissionais", disse. O diretor de turismo de Lauro de Freitas, Sidinaldo Bacelar, elogiou o conceito de SAT. "A Bahia precisa ter quem informe e direcione o turista, é um diferencial", disse.
A diretora comercial do Ecoresort Praia do Forte, Maria Helena Santana, acredita que o SAT Praia do Forte, além de demonstrar o profissionalismo com que o estado tem tratado o turismo, é fundamental para divulgar o Estado. "É uma possibilidade de o turista conhecer não apenas os destinos clássicos, mas as belezas de todo o Estado", afirmou. A secretária de Turismo de Mata de São João, Rafaela Pondé, acredita que o SAT aumenta as chances do turista retornar à Costa dos Coqueiros e também o estimula a conhecer outras localidades do Estado. "Trabalhar com turismo de qualidade é o ponto de partida para aumentar a permanê0ncia e garantir o retorno", afirma.
O SAT/Aeroporto funciona das 8h às 22h e o SAT/Praia do Forte, localizado em um quiosque na entrada da praia, funciona das 8h às 20h.
O Disque Bahia Turismo pode ser acessado pelo telefone (71) 3103-3103 e funciona 24 horas, com atendimento em português, inglês e espanhol.
O Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) está substituindo os postos de atendimento da Bahiatursa. O primeiro foi inaugurado em dezembro do ano passado, no Pelourinho. Este ano, além do SAT Aeroporto e do SAT Praia do Forte, foi inaugurado o SAT de Lauro de Freitas.