Turismo

SETUR CAPACITA PESSOAL QUE TRABALHA NO RECEPTIVO DE VERÃO

Vide
| 26/11/2008 às 14:22

Policiais, taxistas, barraqueiros de praia, vendedores ambulantes e monitores de turismo que trabalham em Salvador e São Francisco do Conde deram início neste mês de novembro ao programa "A Bahia é muito mais verão - Qualificação", uma ação do Governo do Estado que visa aprimorar o atendimento aos turistas e tornar mais receptiva a próxima temporada de alta estação na Bahia.


O programa é realizado pela Secretaria de Turismo (Setur) através da Superintendência de Serviços Turísticos (Suset), em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (Uneb), e consiste de cursos de curta duração voltados para trabalhadores que no dia-a-dia lidam diretamente com turistas nacionais e estrangeiros, seja para a venda de produtos e serviços ou simplesmente para oferecer informações.


O público-alvo do programa é diversificado, formado por policiais militares da Polícia Turística e outros grupamentos especiais, trabalhadores de barracas de praia, postos de combustíveis - incluindo frentistas e atendentes de lojas de conveniência, baianas do acarajé, vendedores ambulantes de bebidas e alimentos como amendoim, queijo, milho, etc, além do pessoal de apoio a eventos, como caixas e seguranças.


Os cursos têm carga horária variável de 40 a 80 horas, a depender da categoria profissional, e são divididos em duas etapas. Na primeira, todos os alunos trabalham a questão do relacionamento interpessoal em 20 horas de aula sobre turismo, ética, comunicação e postura profissional. Na segunda etapa, os cursos tornam-se especializados, abordando desde a segurança na manipulação de alimentos ao inglês instrumental básico para facilitar o contato com o turista estrangeiro.


Ao todo serão capacitadas 5.280 pessoas em 12 municípios de grande fluxo turístico (Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, São Francisco do Conde, Entre Rios, Santo Amaro, Saubara, Cairu, Paulo Afonso, Amargosa, Ilhéus e Santa Cruz Cabrália). A Uneb foi contratada para ministrar os cursos que serão oferecidos a 155 turmas em todo o estado, e o valor do contrato foi de R$ 1,1 milhão.


Na semana passada, duas turmas da Polícia Turística de Salvador deram início ao programa "A Bahia é muito mais verão - Qualificação", tendo aulas ministradas por monitores da Uneb no SAT (Serviço de Atendimento ao Turista) do Pelourinho. Nesta segunda-feira, deram início aos cursos mais duas turmas de policiais e uma de monitores de turismo de Salvador, e duas de barraqueiros e vendedores ambulantes de São Francisco do Conde.