Turismo

VÔO MAIMI-SALVADOR TRAZ BOAS PERSPECTIVAS DE TURISTAS NESTE VERÃO

Vide
| 03/11/2008 às 14:37
Os turistas norte-americanos foram recebidos com água de coco e fitinhas (F/Manu Dias)
Foto:
  A aterrissagem do primeiro vôo direto de Miami, nos Estados Unidos, para Salvador, na manhã desta segunda-feira (3), trouxe para o setor turístico baiano a perspectiva de atração de mais visitantes por ano.


  No vôo inaugural, a aeronave da American Airlines conduziu os primeiros turistas e passageiros, como os governadores Jaques Wagner, da Bahia, e Marcelo Deda, de Sergipe. Além deles, desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel.


  Para Wagner, a nova linha para os Estados Unidos - que vai se juntar a outras em janeiro e fevereiro de 2009 - será um elemento facilitador para a chegada de novos empreendimentos na área econômica para a Bahia. "O primeiro vôo chegou lotado, vai voltar para Miami com a maioria das poltronas ocupada e creio que será sempre assim, o que é muito importante para o turismo do nosso estado", disse.


   INVESTIMENTOS

  Com a mesma linha de raciocínio, Sobel afirmou que não tem dúvida de que haverá investimentos norte-americanos no setor turístico da Bahia. Segundo ele, há uma ponte sendo construída nas relações entre os dois povos "e os baianos têm muitas coisas a mostrar, principalmente em termos culturais e nas belezas naturais".


  O secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, informou que nos últimos 18 meses a Bahia ampliou de 14 para 29 o número de vôos diretos para outros países. Entre eles, estão sete novas linhas para Buenos Aires, na Argentina, e uma para Paris, capital da França", contou. Ele declarou que o vôo de Miami chega direto dos Estados Unidos e volta para o país com uma escala em Recife (PE).

  Além das opções de sol e praia, explicou Leonelli, o turismo étnico deve ser um das principais apostas do setor, sobretudo para o público afro-americano. Estudos da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) apontam que 96% dos norte-americanos que visitam o Brasil recomendam o país como destino de viagem para parentes e amigos.

Para garantir melhor qualidade na prestação de serviços aos visitantes de outros estados e países durante este verão, a Bahiatursa vai capacitar 5 mil profissionais, entre baianas de acarajé, taxistas, comerciantes e proprietários de barracas de praia.

PepsiCo vai abrir fábrica em Feira de Santana.