Turismo

TURISMO RURAL ENGATINHA, MAS DÁ PRIMEIROS SINAIS DE QUE PODE AVANÇAR

Vai ser em março próximo
| 28/02/2008 às 17:10

  A programação do Seminário Estadual para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural na Bahia, que acontecerá no dia 27 de março em Oliveira dos Campinhos distrito de Santo Amaro, foram debatidos ontem, dia 27, na Secretaria de Turismo (Setur). O evento reuniu pequenos empresários e fazendeiros, que já se conscientizaram do potencial do turismo rural na Bahia.


  Para a Setur, este é o marco inicial do programa oficial do Governo do Estado para o incremento do possível turismo rural na Bahia, incentivando o empreendedorismo e a qualificação de mão-de-obra no setor. Também deve colaborar para a definição das diretrizes do programa e de um arranjo institucional que exerça a governança do segmento.


  Entre as metas a serem atingidas, estão a atração de investimentos neste segmento, ações de capacitação e qualificação da mão-de-obra e dos serviços e a criação de mecanismos para ordenar e normatizar o setor. Permitirá ainda conhecer nichos de mercados que agreguem valor aos negócios da agricultura familiar e identificar as possibilidades de linhas de financiamento para o Turismo Rural.


  Um dos focos do programa do governo será desenvolver a produção associada ao turismo no meio rural como forma de garantir emprego e renda nas regiões e minimizar o problema da sazonalidade no setor do turismo.  São parceiros da Setur neste programa, o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a EBDA - Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola.


  O Seminário Estadual para o Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural na Bahia será realizado dia 27 de março no Espaço Cultural e Ecológico Traripe, em Oliveira dos Campinhos, das 8h30 às 18h. O evento antece, propositadamente, a 8ª BNTM - Brazil National Tourism Mart, maior bolsa de negócios de turismo do país, que acontecerá no período de 10 a 13 de abril. A BNTM será um excelente palco para a apresentação aos operadores de turismo do potencial existente em todo o interior da Bahia.