O lançamento será nesta tarde de quinta-feira, 20
A Secretaria de Turismo (Setur) e a Bahiatursa inauguram hoje (20) dois novos serviços voltados para aprimorar o atendimento aos turistas: o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), implantado no prédio onde funcionava o Sebrae, no Pelourinho, e o Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur).
A proposta do SAT é concentrar num único local diversas opções. Além de informações sobre hospedagem e atrações turísticas, a promoção da culinária, da música, do artesanato e da cultura baiana. O Serviço de Informação de Mão-de-Obra Turística (Simtur) pretende oferecer, gratuitamente, aos hotéis, bares, restaurantes e outros estabelecimentos do setor o cadastro de trabalhadores treinados para desempenhar profissões de cozinheiros, garçons, recepcionistas e camareiras, entre outras atividades do setor.
Entre os serviços que serão oferecidos pelo SAT, destacam-se um bureau de serviços, a venda de passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, e de ingressos para shows e outros eventos. A intenção é ampliar ao máximo o grau de satisfação e motivação do turista. "Precisamos ampliar o tempo de permanência do turista garantindo o seu retorno e para isso nada melhor do que oferecer serviços de qualidade", afirma o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.
CARÊNCIA DE
MÃO-DE-OBRA
O Simtur surge para atender a carência de mão-de-obra especializada e de serviços de qualidade no setor turístico e tem como meta elevar a qualificação dos profissionais de turismo na Bahia e diminuir o tempo de desemprego para o trabalhador e o tempo de procura de funcionários para o empregador.
Ele oferece gratuitamente o cadastro, seleção e capacitação dos profissionais que atuam na área, propiciando aos empresários uma fonte direta e segura sobre a qualificação dos funcionários que pretendem contratar.
Essa interação entre a necessidade dos empreendedores e o objetivo dos trabalhadores em obter uma colocação vai contribuir para um incremento na geração de emprego e renda no Estado. E essa qualificação dos trabalhadores também beneficiará os turistas, que disporão de um serviço que lhes proporcionará um atendimento melhor, garantindo a satisfação e um retorno à Bahia desses turistas.