Cerca de 100 representantes dos Conselhos e Câmaras de Turismo das 11 zonas turísticas estarão reunidos na XVI Reunião do Fórum Estadual de Turismo, na sexta-feira (14), das 9h às 18h, no salão Xangô, do Centro de Convenções da Bahia.
Esta é a última reunião do Fórum este ano e serão apreciados aproximadamente 20 projetos, dentre eles, o I Salão Baiano de Turismo, o Serviço de Intermediação de Mão-de-Obra Turística - SIMTUR e o Plano Estratégico do Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos.
Este ano, o Fórum já convalidou 64 projetos que foram encaminhados para o Ministério do Turismo, visando ao seu financiamento por aquele órgão.
Pela manhã serão apresentados um balanço sobre as ações realizadas pela Secretaria de Turismo e Bahiatursa este ano; as ações da Bahiatursa e da Setur para o verão, além do próprio lançamento do Salão Baiano de Turismo.
À tarde serão apresentados o Programa Bandeira Azul, que é um selo internacional de qualidade ambiental para praias e marinas urbanas; as ações da Secretaria de Segurança Pública durante o verão 2007/2008, incluindo o Carnaval, e os informes dos coordenadores dos Conselhos e Câmaras de Turismo das 11 regiões turísticas; além da avaliação dos projetos inscritos e apresentados.
O Fórum é um instrumento de descentralização da administração federal e tem como um de seus objetivos convalidar os diversos projetos que pleiteiam recursos do Mtur. Visa a apoiar e coordenar a descentralização do planejamento e da gestão da atividade turística, inserindo os municípios no processo de organização e integração do turismo brasileiro. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, ressalta que o Fórum é uma forma de gestão participativa, reunindo representações de vários segmentos da comunidade, quando são apreciados projetos que podem beneficiar diversas cidades baianas.